Perfil

A Companhia iniciou suas atividades em julho de 1995, operando atualmente em todas as unidades da federação

A Brasilcap Capitalização S.A. é uma sociedade por ações, sediada no Rio de Janeiro, situada à Rua Senador Dantas, 105 - 9.º e 10.º andares, Centro, autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) a comercializar planos de capitalização, bem como os demais produtos e serviços admitidos às sociedades de capitalização. A Brasilcap Capitalização S.A. tem como principais acionistas (Ações Ordinárias - ON), BB Seguros Participações S.A., com 49,99%, Icatu Seguros S.A., com 25,00%, Companhia de Seguros Aliança da Bahia, com 23,75%, e demais acionistas, com 1,26%.

Composição acionária

 

Estrutura de Governança Corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e monitoradas, englobando o relacionamento entre acionistas, Conselho de Administração, comitês, Diretoria, auditores independentes e Conselho Fiscal.

As boas práticas de governança corporativa, por meio de procedimentos transparentes e adequados para o melhor gerenciamento dos negócios, têm a finalidade de adicionar valor à empresa, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade.

As práticas de governança corporativa adotadas pela Brasilcap foram desenhadas para manter a confiança dos investidores em nossa maneira de fazer negócios, enquanto trabalhamos para maximizar o retorno de investimento aos nossos acionistas.

A Brasilcap conta com dois conselhos e três comitês:

Conselho de Administração
composto de seis pessoas

Geraldo Afonso Dezena da Silva
Presidente do Conselho de Administração

Valdir Moysés Simão

Luis Inácio Lucena Adams

Gilson Alceu Bittencourt

Maria do Carmo Nabuco de Almeida Braga

Paulo Sérgio Freire de Carvalho

Gonçalves Tourinho

Conselho fiscal
composto de cinco conselheiros

Eberson Carlos Costa

Fábio Franco Barbosa Fernandes

Ives Cézar Fulber

José Carlos Reis da Silva

Márcio Santiago Câmara

Comitê de Auditoria

Comitê de Negócios

Comitê Financeiro

 

Desenvolvimento, ética e cidadania

A Companhia tem buscado disseminar e desenvolver esses conceitos entre funcionários, colaboradores e os demais públicos estratégicos da Companhia: sócios, clientes, fornecedores, governo, órgão setoriais e sociedade.

A adoção de um Código de Ética próprio, a adesão ao Instituto Ethos e a criação de uma área exclusiva para RSA também são iniciativas que refletem os esforços da empresa na direção de tornar-se referência em responsabilidade socioambiental no setor. Internamente, a Brasilcap prioriza a contratação de pessoas portadoras de necessidades especiais e mantém constante a preocupação com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, promovendo uma política de ecoeficiência e de consumo consciente entre funcionários e parceiros.

Em 2015, adequamos o Código de Ética da Companhia, assim como elaboramos e implementamos três novos documentos: a Política Anticorrupção, a Norma Anticorrupção e a norma referente a oferta e recebimento de presentes, visando adequar nossas práticas à nova Lei n.º 12.846, de 1.º de agosto de 2013, conhecida como Lei Anticorrupção, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências.

As diretrizes de ação social, ambiental e econômica da Brasilcap estão consolidadas em um documento, a Política de Responsabilidade Socioambiental. Com ele, a Companhia destaca, de forma transparente, seu compromisso socioambiental e reafirma os esforços realizados para colocar em prática sua Visão, Missão e compromissos.

Para 2016, estamos implementando um programa de integridade de forma a obtermos o Selo Pró-Ética em 2017.

O que é capitalização?

Segundo o site da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), os títulos de capitalização surgiram na França há mais de 150 anos. Os associados de uma cooperativa de mineradores depositavam mensalmente valores com vistas à formação de um capital e tinham a garantia de resgatar as contribuições ao fim do prazo estabelecido ou antecipadamente, por sorteio.

No Brasil, desde a década de 30 os títulos têm atendido a determinados anseios da população brasileira, sendo que parte de cada valor pago destina-se aos sorteios e parte destina-se à constituição de um capital para resgate, dentro de prazos predeterminados. Os percentuais destinados ao sorteio e ao resgate variam de plano para plano, em função de seus objetivos: alguns dão mais ênfase para o sorteio, enquanto outros, sem abrir mão da premiação, buscam a constituição de uma maior reserva.

Os títulos de capitalização são ofertados pela Brasilcap por meio de três das quatro modalidades existentes no mercado, de acordo com as orientações da Susep.

Possuímos três produtos da modalidade tradicional com viés de RSA:


Ourocap Reserva
Ourocap Estilo Flex
Ourocap Torcida Brasil

Tradicional

Permite ao cliente a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do prazo. Durante o período, desde que esteja com as mensalidades em dia, o cliente concorre a sorteios em dinheiro.

Essa modalidade também é utilizada para as soluções de garantia locatícia, como o Cap Fiador.

Cap Fiador: o Cap Fiador está inserido em um segmento extremamente promissor. O produto se constitui em um mecanismo ágil e fácil de garantia locatícia (evitando o transtorno de se obter a fiança pessoal), devolvendo ao locatário 100% do valor destinado ao término da vigência do título. O Cap Fiador traz flexibilidade em todos os aspectos: em suas opções de pagamento (entre R$ 2 mil e R$ 30 mil, e para garantias superiores a R$ 30 mil podem ser contratados quantos títulos forem necessários) e em seus períodos de vigência – 12, 15 ou 30 meses. O produto ainda oferece o atrativo dos sorteios para o cliente, com prêmios mensais de mais de 23 vezes o valor do pagamento único.

Alguns outros produtos da modalidade tradicional possuem viés de responsabilidade socioambiental:

Ourocap Reserva: esse título de capitalização oferece planos com mensalidades que cabem no bolso e que ainda dá descontos de até 60% em mais de 4 mil medicamentos nas farmácias credenciadas, sem limite de uso.

Ourocap Estilo Flex: é um título de capitalização customizado para o cliente Estilo, do Banco do Brasil. Com ele, é possível juntar dinheiro de forma segura, concorrer a prêmios e ajudar a natureza. Ao contratar esse titulo, parte do valor das vendas é revertida para projetos de preservação de recursos hídricos, coordenados pela Fundação Banco do Brasil.

Ourocap Torcida Brasil: além de guardar dinheiro e concorrer a milhares de prêmios, os clientes Ourocap Torcida Brasil ainda dão seu apoio à sociedade, já que parte da receita adquirida com a venda do produto é direcionada ao Programa BB Educar (de alfabetização de jovens e adultos) e a projetos de preservação de recursos hídricos, ambos coordenados pela Fundação Banco do Brasil.

Popular

Modalidade de produto cujo foco principal é a participação em sorteios, sem a obrigatoriedade da devolução integral dos valores pagos pelo cliente. Nessa modalidade, pode haver cessão de parte da reserva para instituições filantrópicas. Esse é o caso dos produtos comercializados com os parceiros Votorantim (Parcela Premiável) e Correios (PostalCap).

PostalCap: o PostalCap foi especialmente desenvolvido para a parceria com os Correios e é vendido nas mais de 7 mil agências espalhadas pelo Brasil. O produto é um título da modalidade popular, de pagamento único, que custa R$ 10 e tem vigência de 12 meses. Os clientes concorrem a prêmios instantâneos de R$ 50 e ainda participam de sorteios semanais de R$ 5 mil e de sorteios especiais de R$ 50 mil. Por ser um PU popular, o produto tem forte apelo lúdico, com foco em sorte, conquista e realização de sonhos por meio dos sorteios.

Propaganda do produto criado em parceria com os Correios

Parcela Premiável: o Parcela Premiável é um produto desenvolvido pela Brasilcap em parceria com o Banco Votorantim. Ao contratar um financiamento, o cliente tem a opção de arredondar as parcelas e, assim, adquirir esse título da modalidade popular, concorrendo a prêmios mensais durante todo o prazo de financiamento. Na contratação, cede seu direito de resgate para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que ao fim da vigência do título recebe todo o saldo capitalizado.

Incentivo

Solução sob encomenda para empresas de diversos segmentos que permite a aquisição de séries inteiras de títulos e a utilização de sorteios para, por exemplo, aumentar as vendas, reduzir estoques ou, ainda, atrair, conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais. Nessa modalidade, trabalhamos o Promocap com promoções, que podem ou não utilizar mais de um produto e/ou plano. No ano de 2015 tivemos os clientes: BB, Cielo, Sinaf e AACD.

Compra programada

Acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios. A Brasilcap atualmente não opera nesta modalidade.

Perspectivas de crescimento contínuo

A Brasilcap continua a desenvolver sua vocação para o crescimento sustentável, com a visão sempre focada no equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades. A empresa dedica- -se a esse objetivo com a convicção de que o impacto social dos seus negócios é cada vez mais significativo para a sociedade brasileira, pois na essência de sua atividade está o objetivo de realizar sonhos.

O mercado segurador brasileiro, mais especificamente o segmento de capitalização, tem grande potencial de crescimento, que rapidamente pode emergir com a melhoria da distribuição de renda, com programas de inclusão esse aumento da expectativa de vida da população brasileira. Esse cenário permite antever algumas tendências e fatos. Segundo o documento da CNSeg intitulado “Guia de Integração das Questões Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa à Indústria de Seguros, Saúde Suplementar, Previdência Privada e Capitalização”, as operações de capitalização representam riscos e oportunidades para as empresas, no desenvolvimento de produtos e operações em meio aos clientes e demais partes interessadas.

Estratégia firmada na expansão

Tendo em vista o cenário do mercado e as perspectivas pensadas para o Brasil, a Brasilcap acredita no contínuo crescimento de suas atividades. Mesmo em um momentos de dificuldade econômica, em que as pessoas estão cautelosas e precavidas, os títulos de capitalização se mantêm atrativos e com alto potencial de crescimento.

A capitalização é um instrumento que combina disciplina financeira com sorteios, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do plano. Trata-se de uma economia programada. Diferentemente de qualquer outro instrumento do mercado, é a opção ideal para quem deseja guardar para realizar um projeto, abrindo ainda a perspectiva de multiplicar o patrimônio ao concorrer a sorteios pela Loteria Federal. Por isso, os títulos de capitalização tornaram-se uma das formas mais atraentes para concretizar a montagem de um negócio, a formação profissional, o estudo dos filhos, a viagem de férias, a compra de um carro e tantos outros projetos de vida.

Independentemente de nosso sucesso, continuamos empenhados em inovar e melhorar todas as áreas, em especial quanto à gestão sustentável, à criação de valor econômico e à capacidade para expandir nosso portfólio de produtos.