Sumário de Conteúdo GRI

"O espaço ocupado pelo Cerrado equivale à soma das áreas da Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra."

WWF-Brasil

SUMÁRIO - baseado nos indicadores da opção Essencial do GRI G4

Aspecto materialDescriçãoLocalizaçãoIndicadores auditados externamenteCorrelação com o PSI
CONTEÚDOS PADRÃO GERAIS
ESTRATÉGIA E ANÁLISEG4-1 Mensagem do presidenteMensagem do presidente1 e 2
G4-2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidadesCadeia de valor Base de Clientes Conhecendo as percepções e necessidades dos clientes Gestão de investimentos Investimento e temas materiais Compras e patrimônio O desafio de integrar os objetivos do desenvolvimento sustentável na gestão Desafios e compromissos 20171, 2 e 3
PERFIL ORGANIZACIONALG4-3 Nome da organizaçãoPerfil da Empresa
G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviçosPortfólio de Produtos
G4-5 Localização da sede da organizaçãoPerfil da Empresa
G4-6 Países onde estão as principais unidades de operação ou as mais relevantes para os aspectos da sustentabilidade do relatório
G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedade
G4-8 Mercados em que a organização atua
G4-9 Porte da organização            Base de Clientes
G4-10 Perfil dos empregadosPúblico internoX
G4-11 Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletivaSaúde e Segurança do Trabalho
G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da organizaçãoCompras e patrimônio2
G4-13 Mudanças significativas em relação a porte, estrutura, participação acionária e cadeia de fornecedoresPerfil da Empresa
G4-14 Descrição sobre como a organização adota a abordagem ou princípio da precauçãoA Brasilcap não aplica o princípio da precaução
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamenteNossas Referências em Responsabilidade Social O Exercício da Influência1
G4-16 Participação em associações e organizações3
ASPECTOS MATERIAIS IDENTIFICADOS E LIMITESG4-17 Entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas e entidades não cobertas pelo relatório N/ASobre este relatório Desempenho Econômico Financeiro
G4-18 Processo de definição do conteúdo do relatórioMaterialidadeInvestimento e temas materiais Gestão de Pessoas
G4-19 Lista dos temas materiais
G4-20 Limite, dentro da organização, de cada aspecto material
G4-21 Limite, fora da organização, de cada aspecto material
G4-22 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores
G4-23 Alterações significativas de escopo e limites de aspectos materiais em relação a relatórios anteriores
ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERSG4-24 Lista de grupos de stakeholders engajados pela organizaçãoMaterialidadeCadeia de valor
G4-25 Base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento
G4-26 Abordagem para envolver os stakeholdersMaterialidadeConhecendo as percepções e necessidades dos clientes Canais de comunicação e relacionamento Pesquisa de Engajamento Estratégia e Resultados de Responsabilidade Social3 e 4
G4-27 Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento, por grupo de stakeholders
PERFIL DO RELATÓRIOG4-28 Período coberto pelo relatórioSobre este relatório
G4-29 Data do relatório anterior mais recente4
G4-30 Ciclo de emissão de relatórios
G4-31 Contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo
G4-32 Opção da aplicação das diretrizes e localização da tabela GRI4
G4-33 Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório
GOVERNANÇAG4-34 Estrutura de governança da organizaçãoEstrutura da Governança Corporativa
G4-37 Processos de consulta entre stakeholders e o mais alto órgão de governança em relação aos tópicos econômicos, ambientais e sociaisMaterialidade2 e 3
G4-38 Composição do mais alto órgão de governança e dos seus comitêsEstrutura da Governança Corporativa
ÉTICA E INTEGRIDADEG4-56 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organizaçãoNossos Direcionadores1 e 3
G4-57 Mecanismos internos e externos de orientação sobre ética e conformidadeComportamento éticoGovernança dos riscos
G4-58 Mecanismos internos e externos para comunicar preocupações sobre comportamentos não éticos
CONTEÚDOS PADRÃO ESPECÍFICOS
CATEGORIA ECONÔMICA
DESEMPENHO ECONÔMICOG4-DMA Forma de gestãoDesempenho Econômico Financeiro1
G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuídoX
PRESENÇA DE MERCADOG4-EC5 Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantesRemuneraçãoX
IMPACTOS ECONÔMICOS INDIRETOSG4-DMA Forma de gestãoEstratégia e resultados de responsabilidade social Investimentos Sociais Desempenho Econômico Financeiro1, 2 e 3
G4-EC8 Descrição de impactos econômicos indiretos significativosX
PRÁTICAS DE COMPRASG4-EC9 Proporção de gastos com fornecedores locaisApoio à economia local
CATEGORIA AMBIENTAL
ENERGIAG4-EN3 Consumo de energia na organizaçãoInfraestrutura
G4-EN4 Consumo de energia fora da organização
EMISSÕESG4-EN19 Redução de gases de efeito estufa1 e 3
AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE FORNECEDORG4-EN32 Percentagem de novos fornecedores que foram selecionados por meio de critérios ambientaisCompras e patrimônio2
CATEGORIA SOCIAL – PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE
EMPREGOG4-DMA Forma de gestãoRotatividade
G4-LA1 Número total e taxas de novas contratações e rotatividade de empregadosX
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHOG4-DMA Forma de gestãoSaúde e Segurança do Trabalho
G4-LA5 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho
G4-LA7 Empregados com alta incidência ou alto risco de doenças relacionadas à sua ocupaçãoX
G4-LA8 Temas relativos a saúde e segurança cobertos por acordos formais com sindicatos
TREINAMENTO E EDUCAÇÃOG4-DMA Forma de gestãoGestão de Treinamento1
G4-LA9 Média de horas de treinamento por ano
G4-LA10 Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua
G4-LA11 Percentual de empregados que recebem análises de desempenhoAvaliação de Desempenho 2016
DIVERSIDADE E IGUALDADE DE OPORTUNIDADESG4-LA12 Composição dos grupos responsáveis pela governança e discriminação de empregados por categoria funcional, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidadeDiversidade
IGUALDADE DE REMUNERAÇÃO ENTRE MULHERES E HOMENSG4-LA13 Proporção de salário-base entre homens e mulheres, por categoria funcional e por unidades operacionais relevantesRemuneração
MECANISMOS DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES RELACIONADAS A PRÁTICAS TRABALHISTASG4-LA16 Número de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formalDiversidade1
CATEGORIA SOCIAL – DIREITOS HUMANOS
NÃO DISCRIMINAÇÃOG4-DMA Forma de gestãoDiversidadeRedes sociais1
G4-HR3 Número total de casos de discriminação e medidas corretivas tomadas
LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO COLETIVAG4-DMA Forma de gestãoSaúde e segurança do trabalhoCompras e patrimônio1 e 2
G4-HR4 Operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esse direito
TRABALHO INFANTILG4-DMA Forma de gestãoCompras e patrimônio2
G4-HR5 Operações e fornecedores identificados como de risco para a ocorrência de casos de trabalho infantil e medidas tomadas para contribuir para a efetiva erradicação do trabalho infantil
TRABALHO FORÇADO OU ANÁLOGO AO ESCRAVOG4-DMA Forma de gestãoCompras e patrimônio
G4-HR6 Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo e medidas tomadas para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo2
G4-HR 10 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relacionados a direitos humanos
CATEGORIA SOCIAL – SOCIEDADE
COMBATE À CORRUPÇÃOG4-DMA Forma de gestãoGovernança dos riscos1
G4-SO3 Número total e percentual de operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção e os riscos significativos identificados
G4-SO4 Comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupçãoComportamento ético
G4-SO5 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas
POLÍTICAS PÚBLICASG4-SO6 Políticas de contribuições financeiras para partidos políticos, políticos ou instituiçõesA Brasilcap não faz doações a candidatos ou partidos políticos
CONFORMIDADEG4-SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias aplicadas em decorrência da não conformidade com leis e regulamentosComportamento éticoX
AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES EM IMPACTOS NA SOCIEDADEG4-SO9 Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios relativos a impactos na sociedadeCompras e patrimônio
AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES EM IMPACTOS NA SOCIEDADEG4-SO10 Impactos negativos significativos reais e potenciais da cadeia de fornecedores na sociedade e medidas tomadas a esse respeitoNão foram identificados
MECANISMOS DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES RELACIONADAS A IMPACTOS NA SOCIEDADEG4-SO11 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formalCanais de atendimento ao cliente
CATEGORIA SOCIAL – RESPONSABILIDADE PELO PRODUTO
ROTULAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOSG4-DMA Forma de gestãoConhecendo as percepções e necessidades dos clientesCanais de atendimento ao clienteCanais de comunicação e relacionamento1 e 2
G4-PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços exigido por procedimentos de rotulagem
G4–PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagem de produtos e serviços discriminado por tipo de resultados.
 G4-PR5 Resultados de pesquisas de satisfação do clienteX1 e 2
G4-FS15 Políticas para um justo desenvolvimento e venda de produtos e serviços financeiros
Portfólio de ProdutosG4-DMA Forma de gestãoBase de ClientesGovernança dos Riscos1 e 2
FS2 Procedimentos para avaliação e classificação de riscos ambientais e sociais nas linhas de negócios
FS6 Porcentagem da carteira de linhas de negócios por região especifica, por porte (ex. micro/pequena e média/ grande), e por setor.
PRIVACIDADE DO CLIENTEG4-DMA Forma de gestãoCanais de atendimento ao cliente
G4-PR8 Total de queixas comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes