Evolução

"Nove em cada dez brasileiros consomem eletricidade gerada por águas do Cerrado, ressaltando que até a hidrelétrica de Itaipu não existiria sem as nascentes existentes na região do Planalto Central."

WWF-Brasil



Nas seções Caracterização e Interações, neste relatório, mostramos quem somos, como nos engajamos, como trabalhamos e o que conquistamos em termos de desempenho em relação ao negócio, aos temas materiais e às questões ASG.

Nesta última seção, nosso intuito é ampliar o olhar para nossa esfera de influência, qualificando e amplificando, através de parceiros sólidos e de reconhecimento global, nossas atividades e iniciativas em prol de um mundo mais sustentável.

É aqui também que, cientes de nossas responsabilidades com nossos públicos, o Brasil e o planeta, divulgamos alguns dos compromissos assumidos pela Brasilcap para os próximos anos.

O exercício da influência (G4-15, 16)

Os pactos e iniciativas aos quais aderimos voluntariamente demonstram nosso compromisso pela defesa de um desenvolvimento mais sustentável. Com ações tanto internas quanto externas, eles nos impulsionam, ao abordar os vários modos de como podemos integrar princípios da responsabilidade social em nossas decisões e atividades.

Em atenção ao PSI 3, além de aderirmos a pactos e outras iniciativas globais, continuamos trabalhando em conjunto com o governo, o órgão regulador e mais especificamente o setor de capitalização, através das várias comissões de que participamos, na SUSEP, na CNSeg e na FENACAP.

No entanto, nossa participação na Comissão de Sustentabilidade e Inovação da Confederação Nacional de Seguros é considerada estratégica, pois nos permite trocar experiências e atuar de forma conjunta oferecendo sugestões para iniciativas setoriais que visam colocar em prática os Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI).

"A sustentabilidade e a inovação são pilares estratégicos capazes de gerar valor de longo prazo aos negócios, a partir do desenvolvimento de soluções e produtos adaptados às demandas da sociedade e ao contexto socioambiental. Por isso, esses conceitos devem integrar os modelos de negócio das empresas que desejem diferenciar seus portfólios e alcançar a perenidade de suas atividades."

Fátima Lima Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg

O desafio de integrar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na gestão (G4-2)

É inegável que as empresas desempenharão um papel fundamental no cumprimento das 169 metas contidas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que definem, dentro da realidade de cada um dos 193 países signatários, as prioridades para uma economia próspera e equitativa.

A Brasilcap sabe que este é um grande desafio, mas também uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios. Contudo, para transformar os desafios em oportunidades, será preciso compreender de forma bem estruturada as implicações das novas metas para o setor produtivo.

Em 2016, ainda estávamos no processo de entender como poderíamos inserir em nossas atividades cotidianas os ODS. Não houve um plano de trabalho exclusivo, bem como as atividades que foram correlacionadas aos objetivos não foram pensadas especificamente para atendê-los.

Nesse sentido, nossa interação, mais especificamente com os ODS 1, 2, 3 e 10, deu-se quase exclusivamente através dos projetos incentivados.

Outra forma de apoio aos ODS está relacionada com as postagens exclusivas em nossas redes sociais sobre os esforços globais, explicando para o público em geral a importância das medidas e de se apoiar diversos projetos socioambientais. Alguns destes posts fazem correlação aos projetos incentivados por nós nas modalidades Incentivo Social Privado (ISP), Incentivo Social de Produtos (ISPR) e Incentivo Social Fiscal (ISF).


A parceria da Brasilcap com a Fundação Banco do Brasil viabiliza dezenas de projetos de desenvolvimento rural sustentável. O foco deles é estimular a agroindústria e a estruturação logística de cooperativas de produtores, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 9 das Nações Unidas. Saiba mais: http://bit.ly/2dJ5DjC

A Cooperativa Recicle Bragança recebeu da Brasilcap e da Fundação Banco do Brasil os equipamentos previstos para o projeto "Meio Ambiente e Inclusão Social", no valor de R$ 199 mil. A iniciativa irá potencializar a coleta seletiva na cidade e melhorar a renda e condições de vida dos catadores integrantes da entidade, que já recolhe os resíduos da agência do BB, na rua Doutor Freitas, desde 2005. Espera-se que o projeto dinamize o processo de coleta seletiva com a inclusão de novas famílias na cadeia produtiva dos resíduos sólidos e a redução do lixo para o aterro do município. Saiba mais: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods12/

Uma prática que aplicamos na nossa rotina foi a inserção dos ODS para fundamentar as decisões de apoio financeiro a projetos socioambientais justificando a importância do nosso papel perante a sociedade.

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental será revisitada e, em 2017, impactará diretamente a melhoria da condução dos ODS.

Desafios e Compromissos 2017

A elaboração de um Relatório Anual é um momento de relembrarmos, nos orgulharmos por tudo que conquistamos e, ao mesmo tempo, refletir sobre quais serão as fronteiras que necessitaremos romper para continuarmos na trajetória de sucesso, crescimento, respeitabilidade.

Além disso, é preciso se comprometer com o futuro. Esse esforço foi feito por algumas áreas que assumiram compromissos que consideraram viáveis de serem realizados no próximo ano.

ÁreasCompromissos
Clientes• Aumentar a base de clientes como um todo
• Ampliar o Índice de Satisfação da Pessoa Física como previsto na meta estabelecida no Acordo de Gestão da Brasilcap em 2017
• Atingir a meta de 80,0% na Pesquisa de Satisfação do Cliente na Família Ourocap
• Garantir a retenção de clientes da Família Ourocap
Compras• Promover atividades de orientação e desenvolvimento das Áreas Solicitantes, a fim de que estejam sempre alinhadas às melhores decisões nas Contratações de Serviços, levando-se em conta a adequação ao preconizado na norma de Compras e no Guia Verde
Controles internos• Finalizar e divulgar o novo Código de Ética
• Desenvolver um Roadmap de atividades para adequação à Lei Anticorrupção e inscrição para obtenção do selo Pré-Ética.
Infraestrutura• Avaliar a possibilidade de se monitorar da frota própria quanto ao consumo de combustível e emissões
• Conduzir reuniões de sensibilização com as empresas de serviço de transporte para que também passem a monitorar suas emissões
Investimentos• Considerar a implementação das questões ASG pela BB DTVM, a aderência dela aos princípios de investimento responsável nas suas práticas de investimentos e identificar seus impactos em relação à Companhia
Negócios Corporate• Realizar novas parcerias Lançamento Promotiva
Negócios Varejo• Lançamento do Portfólio BB para segmento PJ
• Lançar E-learning para treinamento do produto Cap Fiador
• Retomada das vendas para o segmento agronegócio Venda da modalidade de pagamento único (PU) para o segmento Alta Renda
• Lançamento do Ourocap Garantia
Ouvidoria• Atuar em Compliance, com relatórios aprovados de acordo com a Resolução 279 - Conselho Nacional de Seguros Privado (CNSP)
RH• Buscar atender 100% dos colaboradores com treinamento sobre anticorrupção
• Revisão do programa de estágio e jovem aprendiz
• Revisão do programa Bem Vindo (integração) com vistas a garantir abordagem do tema sustentabilidade
• Implementar a inclusão da Cláusula de Compromisso de Integridade e Ética para todos os parceiros comerciais
RSA• Aplicação de melhorias nos relatórios gerencias de RSA voltados para o ISPR
• Automatização dos controles das rotinas de banco de projetos de RSA
Riscos• Implantação da estrutura de Gestão de Riscos e a implantação do processo de Captura de Perdas Operacionais, nos formatos definidos pela SUSEP.

"Vamos em frente ajudando nossos clientes a acreditar na possibilidade concreta de realizar planos e sonhos de uma vida melhor ao mesmo tempo que construímos um país mais forte economicamente, mais justo socialmente e mais responsável ambientalmente."

Marcos Coltri Diretor Comercial