Nossa inspiração

"Cerrado é a segunda maior formação natural da América do Sul e concentra cerca de 5% da biodiversidade do planeta e 30% da biodiversidade do Brasil. Metade da vegetação nativa do Cerrado foi eliminada e menos de 3% está protegida de forma integral."

Julio Cesar Sampaio Engenheiro florestal e coordenador do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil

Nossa inspiração

Considerado a savana mais rica do mundo, o Cerrado é excelente por natureza. Inovador, o segundo maior bioma do Brasil transforma o fogo em elemento essencial para o crescimento de sua vegetação após incêndios característicos. Carrega a adaptabilidade em seu DNA ao abrigar árvores que se moldam de forma espetacular às suas condições adversas. É comprometido em fazer dos seus recursos naturais a sobrevivência de muitas populações que vivem à margem de sua extensão.

Decidimos abordar no Relatório Anual de 2016 o tema "Cerrado – Berço das Águas", impactados positivamente por sua importância, mas principalmente pela analogia perfeita ao momento em que vivemos em 2016. As características dessa biodiversidade única e bela vão totalmente ao encontro dos valores que a Brasilcap escolheu para continuar crescendo de forma sustentável e para permanecer como empresa referência no mercado de capitalização. Esperamos que o Cerrado também o inspire na busca por seus planos e objetivos.

Conhecendo um pouco mais sobre o Cerrado

Para se ter uma ideia, das 12 importantes bacias hidrográficas do Brasil, 8 têm suas nascentes lá: Bacia do Araguaia-Tocantins, do Atlântico Nordeste Ocidental, do Parnaíba, do Atlântico Leste, do Paraná, do Paraguai e do São Francisco.

Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro tem três grandes grupos de formações vegetais e é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas, isto sem contar 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 180 de répteis, 150 de anfíbios e 1.200 de peixes. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntos, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.

Por que as árvores são tortas?

As queimadas são comuns na região, geralmente resultantes de descargas elétricas. O fogo é importante para a vegetação local, uma vez que algumas plantas só florescem após os incêndios. E o interessante é que a maioria das plantas do cerrado possui adaptações que as protegem contra o fogo, como casca grossa no tronco.

Os troncos tortos podem ser considerados um efeito do fogo no crescimento dos caules, impedindo-os de se tornarem retilíneos pois, pelas mortes de sucessivas gemas da formação inicial na ponta dos galhos e o brotamento dessas formações na lateral dos galhos, o caule acaba tomando uma aparência tortuosa.

"Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta a mudança."

Charles Darwin