Materialidade
"Xavantes, Tapuias, Karajás, Avá-Canoeiros, Krahôs, Xerentes, Xacriabás. Os primeiros indígenas se dividiram em etnias que passaram a ocupar diferentes regiões do Cerrado e a interferir nos processos ambientais, mas a partir de uma relação de sacralidade e profundo respeito para com a Terra."
Materialidade (G4-18 a 27, 37)
Entre os princípios que visam aumentar o valor de um relatório, está o da Materialidade. Este princípio, uma espécie de filtro, garante que um relatório não tenha uma quantidade excessiva de informações e que estas tenham relação com as expectativas e anseios de suas partes interessadas.
Este ano usaremos a mesma base para a identificação e seleção de stakeholders, assim como a mesma Matriz de Materialidade resultante do exercício realizado e descrito no relatório anual no ano passado.
O critério de seleção envolveu aspectos identificados pelo planejamento estratégico, os aspectos sugeridos pelos stakeholders e os aspectos incluídos pela área de Responsabilidade Socioambiental após consulta a representantes dos empregados.
Dos 29 temas identificados, alguns foram considerados mais relevantes e significativos. Assim como no relatório de 2015, neste relatório procuramos, com algumas exceções, focar nos 13 mais relevantes para a Companhia.
Temas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A determinação de quais aspectos e consequentemente quais indicadores são relevantes foi realizada pela área de Estratégia de Marketing e Sustentabilidade, e encaminhada para as demais áreas da Companhia. Esta ação foi necessária, pois algumas áreas ainda encontram dificuldade de relacionar quais indicadores são relevantes a ponto de serem monitorados e relatados.