Materialidade

"Xavantes, Tapuias, Karajás, Avá-Canoeiros, Krahôs, Xerentes, Xacriabás. Os primeiros indígenas se dividiram em etnias que passaram a ocupar diferentes regiões do Cerrado e a interferir nos processos ambientais, mas a partir de uma relação de sacralidade e profundo respeito para com a Terra."

ISPNInstituto Sociedade, População e Natureza

Materialidade (G4-18 a 27, 37)

Entre os princípios que visam aumentar o valor de um relatório, está o da Materialidade. Este princípio, uma espécie de filtro, garante que um relatório não tenha uma quantidade excessiva de informações e que estas tenham relação com as expectativas e anseios de suas partes interessadas.

Este ano usaremos a mesma base para a identificação e seleção de stakeholders, assim como a mesma Matriz de Materialidade resultante do exercício realizado e descrito no relatório anual no ano passado.

O critério de seleção envolveu aspectos identificados pelo planejamento estratégico, os aspectos sugeridos pelos stakeholders e os aspectos incluídos pela área de Responsabilidade Socioambiental após consulta a representantes dos empregados.

Dos 29 temas identificados, alguns foram considerados mais relevantes e significativos. Assim como no relatório de 2015, neste relatório procuramos, com algumas exceções, focar nos 13 mais relevantes para a Companhia.

Temas

  1. Desempenho econômico
  1. Presença no mercado e riscos regulatórios
  1. Aperfeiçoar a governança corporativa
  1. Entrosamento entre as áreas
  1. Promover o engajamento e a produtividade no ambiente de trabalho
  1. Educação Financeira e Securitária
  1. Impactos econômicos indiretos
  1. Relacionamento com poder público
  1. Condições de trabalho inclusive saúde e segurança
  1. Prevenção à corrupção
  1. Transparência e prestação de contas
  1. Práticas trabalhistas
  1. Proteção dos direitos humanos

A determinação de quais aspectos e consequentemente quais indicadores são relevantes foi realizada pela área de Estratégia de Marketing e Sustentabilidade, e encaminhada para as demais áreas da Companhia. Esta ação foi necessária, pois algumas áreas ainda encontram dificuldade de relacionar quais indicadores são relevantes a ponto de serem monitorados e relatados.