Interações
"O conhecimento das comunidades tradicionais associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do Cerrado constitui-se em um patrimônio cultural de grande importância."
Assim como os biomas, as empresas também podem ser entendidas como um conjunto de componentes que interagem, através das transferências de energia, entre si e entre estes e os demais elementos de um ambiente. Para que haja sucesso, todos os membros são importantes e precisam trabalhar de forma integrada, interconectada e interdependente.
Nesta seção, serão apresentadas informações e dados relevantes referentes à gestão e ao desempenho da Brasilcap, em especial relativos aos negócios e aos temas materiais e questões Ambientais, Sociais e de Governança. Neste sentido começaremos pelo que foi mais significativo do ano: a criação do nosso novo portfólio Ourocap.
Conhecendo as percepções e necessidades dos clientes (G4-FS15)
Em agosto de 2016, chegou ao fim a comercialização do Ourocap Torcida Brasil, nosso produto carro-chefe. O seu sorteio especial de até R$ 10 milhões, o maior do mercado, aconteceu no dia 20/8, véspera do encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e, dessa forma, era necessário lançar um novo portfólio de produtos Ourocap.
A Brasilcap bateu recorde de prêmios distribuídos: R$ 277 milhões para mais de 33 mil títulos, entre janeiro e dezembro de 2016. Os estados mais premiados foram: São Paulo (R$ 57,5 milhões para 6,8 mil títulos), Minas Gerais (R$ 55,1 milhões para 3,4 mil títulos), Rio de Janeiro (R$ 36,3 milhões para 5,3 mil títulos), Ceará (R$ 17,2 milhões para 968 títulos) e Santa Catarina (R$ 14,5 milhões para 1,9 mil títulos).
Como a Brasilcap sabe a importância de ouvir os clientes e sua força de vendas, investe constantemente em pesquisa para criação dos seus produtos e aprimoramento dos seus processos, sempre com foco no consumidor. E, para o desenvolvimento dessa nova família de produtos, não foi diferente.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa de mercado qualitativa a fim de conhecer as percepções e necessidades dos clientes correntistas do Banco do Brasil e também da força de vendas em relação ao título de capitalização e levantar informações que pudessem subsidiar as áreas da Brasilcap no desenvolvimento deste novo portfólio.
Como resultado principal, percebemos o que passou a ser a essência dessa nova família de produtos: que o cliente precisa de disciplina financeira para viabilizar projetos e planos de vida, além de ter uma reserva para eventualidades em cenários econômicos difíceis. Os prêmios viram estímulos para os clientes continuarem poupando.
É importante ressaltar que a grande diferença desta pesquisa realizada pela Brasilcap em parceria com o Instituto de Pesquisa de Mercado GERP foi que a sua proposta foi pensada de maneira que pudesse nos dar retorno não somente sobre os atributos do produto, mas também da maneira de como comunicar este novo portfólio. Pensamos em como poderíamos sensibilizar mais os nossos clientes, qual aspecto deveria ser valorizado para o cliente, orientando a campanha de comunicação dos novos produtos. (G4-2)
"Trabalhamos em parceria com a Brasilcap há mais de 15 anos e a preocupação em ouvir seus clientes e o mercado sempre foi uma premissa da companhia. A Brasilcap não lança um produto sem a realização de pesquisa de mercado, em especial, a realização de focus group, que visa ouvir os clientes de diferentes perfis da forma mais profunda e exploratória possível em diversos estados brasileiros. Na verdade, os clientes e prospects da Brasilcap participam de todo o processo de construção dos novos produtos direcionando e norteando a equipe de desenvolvimento a priorizar aquilo que de fato é relevante para o seu cliente. Outra preocupação constante da empresa é a busca por ações de melhoria para a sociedade e o meio ambiente que possam ser agregadas aos seus produtos como diferenciais, não competitivos, mas sustentáveis para o nosso Brasil."
Outro ponto que merece destaque é que o olhar para os anseios e necessidades dos consumidores foi tão importante para a Brasilcap que nunca uma pesquisa trouxe tantos insumos que se concretizaram de fato no portfólio quanto esta. Este é o projeto que mais se viu retratado tanto em forma de produto como em forma de campanha de comunicação. Este fato se deu principalmente pelo projeto ter abordado questões que vão além do próprio negócio. Embora nós fizéssemos roupagens diferentes para segmentos diferentes, desta vez aprofundamos a segmentação. Havia por parte da Brasilcap a vontade e a necessidade de fazer diferente. De ser muito mais competitiva.
Um novo portfólio feito pelos clientes
Demonstrando mais uma vez o comprometimento da Brasilcap com seus clientes e parceiros, e focada em elaborar produtos adaptáveis às necessidades destes, a Companhia lançou uma nova família de produtos Ourocap.
De forma a compreender o cenário de negócios, foi elaborada uma pesquisa que apontou que o primeiro motivador de compras é o fato de o cliente saber que precisa guardar dinheiro. E momentos econômicos críticos, como o vivido em 2016, acentuam nas pessoas esta percepção. Parte dos clientes afirmam ter dificuldade de guardar dinheiro espontaneamente e enxerga na capitalização um instrumento disciplinador para guardar dinheiro.
A pesquisa não subsidiou apenas a criação do novo portfólio, mas também a campanha e o desenho de nossa nova estratégia digital que passou a enfocar também a disseminação do conceito da educação financeira e fortalecimento da marca. (G4-PR5)
"Um ponto relevante em 2016 foi a gente perceber que o nosso produto de fato cumpriu o seu papel. Apesar da queda da base de clientes da modalidade tradicional, o que a gente enxergou é que isto foi em decorrência do cenário macroeconômico. Foram clientes que não tinham outro recurso e precisaram resgatar o seu título, que foi uma reserva financeira que eles conseguiram guardar ao longo do tempo. A capitalização demonstrou aí a proposta de valor que ela quer realmente entregar a seus clientes: ser uma forma de apoio ao planejamento financeiro."
Aumentando as chances de ganhar
Outro ponto importante exposto pelos clientes é o seu desejo por uma quantidade maior de sorteios, afinal, é mais simples tangibilizar a chance de ser sorteado quando isso é pulverizado. Desse desejo, surgem as premiações de boas-vindas, sem que se abrisse mão das premiações mensais, além das semestrais que podem chegar a R$ 1 milhão, R$ 5 milhões ou até R$ 10 milhões. Esta é uma marca da Brasilcap e nos mantém como a empresa que distribui as maiores premiações do mercado de capitalização.
Ainda falando em sorteio, com objetivo de proporcionar uma experiência positiva para o cliente, o bonificamos com premiações dobradas ao longo da vigência, incentivando-o a permanecer no plano e, dessa forma, atingir seu objetivo. Portanto, foi possível desenvolver produtos com grandes chances de contemplação, como o Ourocap com 60 pagamentos mensais, cuja chance de sorteio é de 1 a cada 5 títulos.
Além desses atributos, outras características foram pensadas levando em consideração aspectos comportamentais e emocionais dos consumidores levantados na pesquisa como: aumento da caducidade de 12 meses, ou seja, o cliente pode deixar de pagar o título por esse novo prazo sem que seja cancelado; e bônus para os clientes que ficarem em dia até o final da vigência: 2,5% (Ourocap Mensal 24 Bônus) e 5,0% (Ourocap Mensal 36 Bônus).
Campanha de comunicação para o novo portfólio
A nova campanha de comunicação também foi construída a partir dos apontamentos da pesquisa e, claro, a partir das características dos novos produtos. Foi reduzido o foco nos sorteios e valorizada a capitalização como instrumento de disciplina financeira para realização de planos e objetivos de vida. As peças convidam os clientes a se valerem da família de produtos para tirarem planos do papel. A campanha corrobora o total foco no cliente que norteia o DNA do novo portfólio Ourocap. O resultado é uma comunicação que caminha lado a lado com os planos de vida dos brasileiros, explicitado pelo lema "O Ourocap nunca esteve tão dentro dos seus planos", sem deixar de detalhar os atributos inovadores do novo portfólio.
O desenvolvimento do produto em si respeitou os parâmetros técnicos e atuariais. O resultado foi a elaboração de uma família de produtos que ponderou as necessidades dos clientes, para manter diferencial competitivo e garantir a margem da companhia.
Confira os títulos que compõem o novo portfólio Ourocap:
Canais de comunicação e relacionamento (G4-26,27)
Com tantos produtos e parcerias e conscientes da importância do engajamento com todas as partes interessadas, é natural prevermos diferentes canais de comunicação.
É importante salientar que a maior parte dos meios de comunicação, que se mantiveram inalterados em relação ao ano passado, são acompanhados por relatórios que analisam o tipo de demanda e estabelecem, quando pertinente, metas corporativas compatíveis com o sucesso do negócio e do desenvolvimento sustentável. Cientes da importância de continuarmos estreitando o relacionamento com nossos públicos, optamos por aprimorar vários canais.
Digital
Alinhada à missão da companhia, que é "Proporcionar as melhores soluções em capitalização, contribuindo para a realização dos SONHOS e OBJETIVOS dos clientes, parceiros, acionistas e colaboradores", a estratégia digital da Brasilcap focou sua atuação em 3 pilares:
Linha editorial
Optamos por uma linha editorial que transmitisse de forma simples e objetiva uma abordagem de educação financeira, de forma a mostrar o quanto um planejamento pode auxiliar a organizar a vida e as finanças e, consequentemente, realizar planos e objetivos.
Interatividade
Associamos a linha editorial ao uso de ambientes, conteúdos e personas que permitissem aos clientes e prospects viverem experiências em que pudessem influenciar ou serem influenciados pelos conteúdos disponibilizados, gerando maior engajamento e absorção da mensagem a ser comunicada.
Mídia Online
De forma a disseminar essa nova linha editorial, adotamos um conjunto de veículos que possuem tecnologias digitais como base para compartilhamento de conteúdos. Entre eles: Site, Blog, Redes Sociais e Intranet.
A presença da Brasilcap em canais digitais foi intensificada com a criação do blog Zero Perrengue, além da frequente atuação nas redes sociais e site com lançamento de novas linhas de conteúdo e prestando atendimento digital aos nossos clientes, dentro de uma estratégia digital integrada com o modelo de negócio atual.
À luz da estratégia e do potencial que o ambiente digital proporciona à Companhia, algumas ações foram realizadas no decorrer do ano.
Quiz – Como salvar o seu dinheiro
Com estratégia pautada no valor Inovação, criamos uma ferramenta de interação, na qual, de maneira divertida, o usuário preenchia seus dados e respondia a perguntas relacionadas ao seu dia a dia em termos de consumo e estilo de vida. O perfil do usuário era mapeado, relacionando-o às características financeiras dos personagens da Turma da Sorte. Ao final da interação, a ferramenta disponibilizava dicas de economia e indicava um dos produtos da companhia para guardar o dinheiro economizado, além de o participante poder compartilhar o jogo com os seus amigos nas redes sociais.
Esta ação tinha como objetivo aumentar a visibilidade da Brasilcap na internet, associando a nossa marca a valores como educação financeira e hábitos sustentáveis, além da captação de leads para futuras ações nos nossos canais digitais, visando o relacionamento e a conversão em vendas.
Personas – Reformulando a Turma da Sorte
Dando continuidade à criação das personas em 2015, iniciamos o ano intensificando o seu uso. Como elas foram concebidas a partir da síntese de comportamentos observados em clientes da Brasilcap, cujos perfis se pretendia mapear, decidimos, considerando a estratégia digital que acompanha a evolução e as tendências do mundo atual, repaginá-las, gerando maior identificação por parte do público-alvo.
Cada persona reúne motivações, desejos, expectativas e objetivos de uma amostra de clientes analisados.
Bia, Matheus, Laura, Paulo, Alice e Ernesto passaram a viver, a partir de 2016, diferentes histórias, trazendo dicas de economia para ajudar a colocar a vida financeira em ordem e conquistar projetos. Acompanhe as aventuras dessa nova turma nas nossas redes sociais.
Redes Sociais
No ano de 2016, a Brasilcap continuou focando seus esforços em atuar nas redes sociais com conteúdos mais assertivos – abordagens jovens e temáticas lúdicas –, aliada a um investimento de mídia mais direcionado. A estratégia tem se mostrado eficiente, sendo evidenciada pelo crescimento do número de seguidores em nossas redes sociais e maximização do alcance dos conteúdos.
A Brasilcap fechou o ano com 225.346 seguidores nas nossas redes sociais, o que representou um aumento de 100,0% comparado ao ano anterior.
Os conteúdos publicados possuem linhas editoriais voltadas para divulgação dos nossos produtos e iniciativas, além de apoiar a disseminação da cultura da educação financeira e estimular hábitos saudáveis, bem como posts da Turma da Sorte, ações e projetos socioambientais apoiados pela Brasilcap, vídeos de depoimentos de clientes, vídeos de eventos e posts sobre patrocínios da marca.
A Brasilcap busca direcionar conteúdos aderentes para cada rede social em que atua e por esse motivo conseguimos elevar o alcance das publicações.
No Facebook, por exemplo, crescemos 109 mil seguidores no ano de 2016, 98% superior a 2015.
Por meio de pesquisas, foi possível perceber que muitos clientes fazem a capitalização com o objetivo de juntar dinheiro e realizar algum projeto de vida, como uma pequena obra em casa, montar o enxoval do filho que vai nascer, fazer a festa de 15 anos da neta, fazer uma inesquecível viagem em família. A partir desse resultado, a Brasilcap gravou e divulgou depoimentos dos clientes que vivenciaram diferentes experiências com o produto, a fim de tangibilizar essas histórias reais.
No Instagram em apenas um ano, aumentamos o número de seguidores de 708 em 2015 para 7.478 em 2016.
Além da publicação de conteúdo, o monitoramento das interações nas redes sociais é outra preocupação da Brasilcap.
A internet, por permitir o anonimato e por parecer um terreno em que prevalece a impunidade, cada vez mais concentra em seu conteúdo discursos de ódio explicitamente criminosos que incitam severas discriminações embutidas em discursos racistas, homofóbicos, xenófobos, bairristas, intolerantes com certas religiões, hábitos, costumes e até mesmo com deficientes físicos e mentais.
Este assunto desafiador, que está diretamente vinculado aos direitos humanos, é muito sensível à Brasilcap e vem merecendo um olhar diferenciado por parte da Companhia. (G4-HR3)
"A questão do gerenciamento de crises nas redes sociais é sem dúvida uma das maiores preocupações de todo profissional de relacionamento em mídias sociais. A Brasilcap se preocupa e nos orienta a tentar entender e solucionar problemas gerais, além de monitorar diariamente os tipos de comentários, evitando qualquer tipo de preconceito ou comentário antiético publicado na página. Além disso, a Brasilcap considera que, em caso de erro da marca, reconhecê-lo pode ser a chance de você reverter uma situação adversa, em um primeiro momento, para uma negociação que passe ao público o quanto a Brasilcap está preocupada com a ética, a transparência e a qualidade de seus produtos e serviços."
Site
A estratégia adotada de inbound marketing (criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade alinhado aos interesses do público-alvo, atraindo as pessoas certas para o site) e o investimento constante em campanhas de mídia online foram os responsáveis pelo excelente resultado apresentado no ano de 2016. Os conteúdos mais acessados no site foram: página inicial da parceria dos Correios, resultado de sorteios do produto PostalCap, página do produto Novo Ourocap dentre outros.
1.940.296 visitas.
Aumento de 92% em relação a 2015.
Em média 162 mil acessos por mês.1.024.782 de novos usuários
Aumento de 115% nos cliques do botão de compra
(10.306 cliques em 2015 para 22.119 cliques em 2016)
Blog
Outra grande novidade de 2016 foi o lançamento do blog Zero Perrengue.
Com aproximadamente 4 milhões de clientes e há 21 anos disseminando a importância de guardar dinheiro, a Brasilcap leva um pouco dessa bagagem agora para o blog. Dividido em 3 segmentos – Meu Dinheiro, Minha Capitalização e Meu Mundo –, o novo canal da Companhia pretende ajudar as pessoas a levar a vida com mais leveza. Com conteúdo de qualidade voltado para um dia a dia mais saudável para o bolso, para o cotidiano e para o meio ambiente, a Brasilcap espera estimular as pessoas a mudar hábitos de vida em relação a um planejamento financeiro saudável.
De setembro a dezembro, 2725 usuários passaram pelo blog em apenas 4 meses.
Nova intranet
Visando promover um bom ambiente de trabalho, fortalecendo a comunicação interna, a cooperação e o trabalho em equipe, lançamos uma nova intranet.
A nova intranet é um espaço para colaboração e troca de informações que traz as nossas ferramentas de trabalho em uma interface mais simples e intuitiva com informações sobre o nosso negócio, pessoas e responsabilidade socioambiental.
Canais de atendimento ao cliente
Com relação ao atendimento ao cliente, em 2016 foi observado um aumento considerável no volume de demandas entrantes (reclamações e solicitações), na ordem de 105%, provocado, principalmente, por mudanças em processos de suporte do nosso parceiro de negócio. Diante desse novo cenário, e a fim de garantir a manutenção do atendimento ao cliente dentro dos prazos legais e competitivos, foi preparada uma estratégia para a implementação de melhorias nos processos de tratamento das demandas de segundo nível de atendimento, o que ocasionou um aumento de produtividade de 49% em relação ao período passado.
O projeto de migração do atendimento com a unificação das Operações de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) (teleatendimento receptivo) e CVD (Canal de Vendas Diretas) (televenda ativo), e ainda o Canal Fale Conosco (chat e e-mail), permitiu a redução das despesas da empresa em torno de 5%, de 2015 para 2016.
Quanto ao Fale Conosco, a externalização do atendimento por e-mail permitiu a redução do tempo de resposta em até 8 horas, além da regularização na resposta de um volume pendente de 5 mil e-mails.
Com relação aos Canais de Relacionamento com os nossos Clientes, avaliamos que estamos com um ótimo resultado, referente à Pesquisa de Satisfação do Cliente com o Atendimento. Observamos a manutenção dos resultados do ano anterior, o que foi considerado positivo, diante das alterações de processos que foram realizados, durante o projeto de migração das operações.
Nesse ano, houve o desafio de estabilizar os resultados dos fornecedores responsáveis pelo atendimento ao Cliente da Companhia. Felizmente, com todas as ações realizadas no período (treinamento, acompanhamento e melhorias de processos), foi possível conseguir um resultado bem acima do objetivo e da meta de 70% estabelecida.
O Resultado consolidado obtido no ano de 2016 foi de 90% para o SAC (todos os produtos e parceiros – Ourocap (BB), PostalCap (Correios), Boa Sorte, Reserva da Sorte, Parcela Premiável (BV Financeira).
Além de pesquisarmos a satisfação de nossos clientes, monitoramos reclamações e trabalharmos para garantir a privacidade do cliente, estabelecendo processos e utilizando as melhores tecnologias disponíveis.
Em 2016, em virtude de respeitarmos todas as normas vigentes e só comercializarmos produtos após prévia aprovação da SUSEP (G4-PR3), não recebemos nenhuma queixa comprovada relativa à violação de privacidade e perda de dados de nossos clientes (G4-PR8), nem reclamações quanto à divergência na comunicação das condições dos produtos ou nos termos de apólices e contratos (G4-PR4), nem relacionadas a impactos na sociedade sob a ótica dos Direitos Humanos (G4-SO11).
O grau de satisfação dos clientes Ourocap aumentou de 65% para 67% de 2015 para 2016. O percentual de recompra foi o que mais sofreu queda, mas, segundo os clientes consultados, isso não se deve ao produto Ourocap, e sim ao fato de a maioria estar sem recursos financeiros. O percentual de recomendação permaneceu sem alterações significativas. (G4-PR5)
Ouvidoria
As demandas direcionadas para a Ouvidoria são recebidas por meio dos canais/pontos de contato 0800 729 3478 (Central de Atendimento exclusiva de Ouvidoria); site Brasilcap; SUSEP; correspondências; subsídios para Casos Judiciais e Procon, demandas críticas de parceiros, Consumidor.gov e Reclame Aqui.
Durante o ano de 2016, a Ouvidoria realizou tratamento de 2206 demandas. Em termos comparativos com o ano de 2015, houve um crescimento de 83,7%.
Canal de origem | 2015 | 2016 |
---|---|---|
Ouvidoria Brasilcap | 598 | 1.030 |
BB Atende/Votorantim | 289 | 652 |
Casos Judiciais/Procon | 140 | 173 |
Cumprimento sentença BB ou SISBB E-mail | 89 | 118 |
Reclame Aqui | 77 | 211 |
Consumidor.gov | 8 | 22 |
Consolidado | 1.201 | 2.206 |
Como principal motivo de reclamação, e que justificou o aumento, destaca-se a retirada do convênio de envio automático de arquivo, junto ao Banco do Brasil, para pagamento por CPF aos clientes que não possuem conta nesse banco. Esse fato ocasionou o tratamento manual das ocorrências, gerando maior insatisfação aos clientes, que buscaram na Ouvidoria uma solução definitiva.
A companhia compreendeu como crítico o impacto do processo manual de pagamento por CPF e o definiu como prioridade de melhoria para 2017.
Todas as demandas foram tratadas dentro do prazo legal, havendo a devida recomendação para área responsável, em situações identificadas como oportunidades de melhorias ou correções de processos/procedimentos. Apesar da exigência legal do prazo de 15 dias corridos para tratamento da demanda, durante o ano de 2016, a Ouvidoria atingiu um prazo médio de 9,2 dias.
Com relação às demandas registradas na SUSEP, no ano de 2016, a Brasilcap recebeu uma ocorrência de Procedimento de Atendimento ao Consumidor (PAC), sendo essa improcedente, não havendo incidência de Processos Administrativos Sancionadores (PAS).
A Ouvidoria da Brasilcap atua com grande foco na resolutividade da demanda do cliente, de forma definitiva e satisfatória, identificando oportunidades de melhorias internas, em processos, produtos e procedimentos.
Comportamento ético (G4-57,58)
Em 2016, não tivemos contratos com parceiros comerciais rescindidos ou não renovados em decorrência de violações relacionadas à corrupção (G4-SO5). Além disso, também não ocorreram multas nem sanções não monetárias resultantes de não conformidade com leis e regulamentos. (G4-SO8)
Código de ética
Elaboramos uma nova versão do Código de Ética e Conduta da Brasilcap em 2016, mas que está em processo de aprovação pelos órgãos de governança da Companhia. O processo de revisão contou com a participação coletiva dos empregados, que foram estimulados a colaborar enviando sugestões, críticas e propostas de alterações, inclusões e cortes. (G4-SO4)
A elaboração de forma participativa foi apresentada à Diretoria, que definirá a versão final após aprovação do Conselho.
A participação dos colaboradores na elaboração do Código de Ética e Conduta é uma boa prática de governança e está de acordo com os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial.
Treinamento Online Anticorrupção
A partir de novembro de 2016, a Brasilcap disponibilizou um Treinamento Online Anticorrupção. A inciativa objetiva trazer esclarecimentos sobre Lei Brasileira Anticorrupção e dicas de como podemos agir de forma a garantir que, durante a condução dos negócios, sejam adotados os mais elevados padrões de integridade, legalidade e transparência, reduzindo o risco de envolvimento em práticas de corrupção. (G4-SO4)
Em 2016, o índice do treinamento em procedimentos de combate a corrupção ficou em 52,4% para empregados. O prazo para conclusão deste treinamento, inicialmente fixado para dezembro de 2016, foi prorrogado para janeiro de 2017.
Governança dos Riscos
Por meio de sua gestão de riscos e oportunidades empresariais, a Brasilcap promove o fortalecimento de sua imagem institucional. Em 2016, a Diretoria aprovou a criação da nova estrutura da área de Riscos com a nomeação de um Gestor de Riscos, conforme Circular SUSEP 521/15.
As categorias e subcategorias de riscos mantiveram-se iguais às apresentadas no Relatório Anual de 2015.
Por princípio e observância das melhores práticas de Gestão de Riscos, a estrutura e processos de governança contemplam os seguintes aspectos:
Segregação de funções: negócio x risco;
Estrutura específica para avaliação e monitoramento de riscos;
Decisões colegiadas;
Políticas e Diretrizes de Investimentos e de Gestão de Riscos;
Norma de Gestão de Riscos Operacionais; e
Referência às melhores práticas de gestão.
A previsão de revisitar em 2016 a matriz de risco, como compromisso destacado no relatório anterior, inserindo e aprofundando aspectos vinculados às questões ambientais e sociais, não se concretizou, mas tem previsão de ser concluída em 2017.
Atualmente, a Companhia não faz análise de riscos especificamente relacionada à corrupção e às questões ambientais e sociais nas linhas de negócios. (G4 SO3/FS2)
A Auditoria Interna é responsável por avaliar e emitir opiniões periódicas sobre os processos de gestão de riscos da Companhia. Os pontos identificados pelos auditores são registrados como recomendações de auditoria e geram ações administrativas e gerenciais de melhoria, para tratamento das causas e efeitos de cada fragilidade observada.
Vale destacar que a Circular SUSEP 492/14 (consolidada na Circular 517/15) dispõe sobre os critérios para a constituição de Banco de Dados de Perdas Operacionais (BDPO) pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradores locais, para fins de estudos de aprimoramento do modelo regulatório de capital de risco, baseado no risco operacional.
O BDPO, banco de dados a ser constituído pela sociedade supervisionada para armazenamento de informações relativas às suas perdas operacionais, conforme estrutura definida na Circular, irá armazenar as multas aplicadas à Brasilcap, bem como todas as perdas relacionadas às áreas incluídas no projeto (Jurídico, Pós-venda, Financeiro, Investimentos e Produtos). Dessa maneira, buscamos obter a extração de relatórios com informações pertinentes. Atualmente, estamos na FASE II do projeto, com término previsto no segundo semestre de 2017.
Gestão de Investimentos
Ao final de 2016, a carteira de investimentos da Brasilcap atingiu um total de ativos acima de R$ 11 bilhões. Estes recursos, majoritariamente, foram alocados na modalidade renda fixa. As decisões de alocação levaram em consideração as relações de risco e retorno de cada de ativo, as correlações existentes entre estes e as perspectivas dos cenários econômicos. De maneira complementar, os estudos de Asset Liability Management (ALM) auxiliaram na escolha de composições eficientes do portfólio, levando em consideração as limitações específicas do passivo da Brasilcap, bem como os seus fluxos de pagamentos e recebimentos esperados, definindo nossa alocação estratégica.
Os investimentos da companhia observaram os limites impostos pela legislação em vigor e por sua Política e Diretrizes de Investimentos e Gestão de Riscos. Esta Política, por sua vez, descreve as diretrizes de alocação dos recursos estabelecidas pelo Conselho de Administração da companhia. Vinculado a este Conselho, a Brasilcap possui um Comitê Financeiro, que tem por objetivo tratar das matérias relacionadas aos investimentos, bem como analisar o desempenho das aplicações financeiras, o cenário macroeconômico e a exposição aos riscos atrelados às carteiras. Em conjunto com a Diretoria Administrativa-Financeira, Riscos e Compliance, estes órgãos formam a estrutura de governança dos investimentos da companhia.
Além disso, na gestão dos investimentos, a Brasilcap conta com a BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. – BB DTVM, na prestação de serviços inerentes à administração dos recursos da carteira de investimentos.
A BB DTVM é uma empresa especializada na gestão de recursos de terceiros e na administração de fundos de investimento e é líder da indústria nacional de fundos de investimento e carteiras administradas, com patrimônio superior a R$ 750 bilhões, conforme ranking da ANBIMA. Além disso, desde novembro de 2010, a BB DTVM é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), iniciativa de investidores globais apoiada pelas Nações Unidas, propondo-se a aplicar em seus processos de gestão práticas que favoreçam a integração de temas ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) em suas análises e decisão de investimento.
Investimento e temas materiais (G4-2, 20)
A equipe de investimentos analisou os 29 temas materiais e os seus posicionamentos dentro da matriz de materialidade. Diante destes temas, identificamos sinergia com dois deles, sendo um com impacto relevante: o tema material 11 – Transparência e prestação de contas.
Como compromisso, faremos a inserção das informações de investimentos na ferramenta de Business Intelligence (BI) da Brasilcap, aumentando a transparência e aprimorando a prestação de contas em relação à gestão dos investimentos da companhia.
Compras e Patrimônio
Em setembro de 2016, ocorreu a revisão da Norma de Compras com novo formato e nomenclatura, na qual as Aquisições de Bens, Contratações de Serviços e Celebração de Contratos e seus Regulamentos passaram a ser tratadas em um único normativo, cujo objetivo é elevar a eficiência operacional sem perder a segurança e conformidade. Em março de 2017, novos ajustes foram realizados, completando assim este novo ciclo.
O documento interno, que estabelece as diretrizes para limites, modalidades e tipos de aquisição de bens, contratação de serviços e celebração de contratos, trazendo maior agilidade para tais atividades, aprimora as ações a fim de atender os princípios e condutas previstos no Código de Ética, Política Anticorrupção, normas correlatas, questões ambientais, sociais e de governança (ASG), normas dos órgãos reguladores e a legislação aplicável. Além da redução no tempo de atendimento das demandas, a nova norma prevê mudanças nos limites necessários para a realização de cotações, nos critérios para a elaboração de contratos e a necessidade de considerar o Guia Verde, um conjunto de referenciais legais e de boas práticas, que tratam dos produtos e serviços que utilizamos.
O Guia Verde tem por objetivo subsidiar, inspirar e estimular todos os empregados a assumirem atitudes proativas e investigatórias, apontando caminhos com base em normas, regulamentos e boas práticas. Além disso, pretende minimizar interrupções nos negócios por conta de impactos ambientais, sociais e econômicos e proteger a reputação e o valor da marca da Brasilcap. O documento está em sintonia com nossa Política de Responsabilidade Social da Brasilcap e atende os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI).
Os impactos socioambientais significativamente negativos foram avaliados no momento da elaboração do Guia Verde (G4-2). Em 2016, não selecionamos nenhum fornecedor com base em critérios socioambientais (G4-EN32). Independentemente da implementação do Guia, é importante lembrar que todos os fornecedores continuam tendo a obrigatoriedade de assinar o Termo de Aceite, documento em que se comprometem com o atendimento da legislação, com a liberdade de associação e negociação coletiva e as boas práticas que proíbem o trabalho infantil, o trabalho forçado ou análogo ao escravo e estimulam a prevenção à poluição e prevenção de lesões e doenças. (G4 – HR10/HR4/HR5/HR6/SO9)
Apoio à economia local
Em virtude das características do nosso negócio, do nosso tamanho e abrangência territorial, estamos localizados exclusivamente no Centro do Município do Rio de Janeiro, não se fazendo necessário implementar na política de compras a preferência para contratação de fornecedores locais. Entretanto, temos práticas neste sentido para os processos de aquisição de insumos e pequenos serviços tecnológicos (cabos celulares, capa celulares, aparelhos celulares, HD externo, película, reparos em equipamentos etc.) e infraestrutura (material elétrico, copa, doces, higiene, uniforme, filtro etc.). (G4-EC9)
Proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes (%) (G4-EC9) | 2016 |
---|---|
Infraestrutura | 35,4% |
Tecnologia da Informação | 64,6% |
Infraestrutura
A Brasilcap não possui uma área específica para o gerenciamento de seus impactos ambientais. Atualmente, as atividades são desenvolvidas pelas áreas intervenientes.
No caso das emissões de gases de efeito estufa, as ações são compartilhadas entre as áreas de Infraestrutura e a de Responsabilidade Social.
Desdobramentos de 2015
Para a compensação das emissões de 2015, foi realizado, com o apoio da SOS Mata Atlântica, via Projeto Florestas do Futuro, o plantio de 1.443 mudas.
ERRATA
O projeto Florestas do Futuro tem como objetivo reunir a sociedade civil, proprietários de terra, iniciativa privada e o Poder Público para a restauração de áreas com espécies nativas da Mata Atlântica e que contribuem para a conservação da água e incremento/manutenção da biodiversidade. O resultado é a diminuição da quantidade de CO2 da atmosfera. Para se ter uma ideia do que isso representa, cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono.
A Brasilcap se tornou colaboradora do projeto a partir da doação dos custos das mudas. O contrato foi assinado ainda em 2016, porém o plantio foi postergado para o "período das águas" (março a abril) de 2017.
O local escolhido foi em áreas de preservação permanente localizadas no reservatório da UEH Promissão, distribuídas entre os municípios de Novo Horizonte e Promissão em São Paulo. As atividades foram conduzidas pela empresa Flora Paulista Viveiro Florestal ME, através de pessoal capacitado, equipamentos adequados e insumos certificados.
Resultados de 2016
A energia comprada informada abaixo refere-se ao site onde fica o data center da Brasilcap. A energia comprada para as atividades da sede da Companhia não é monitorada, pois o prédio não possui medidor individualizado por andar e o pagamento é rateado com os condôminos.
Consumo de energia dentro da organização. (Escopo 1 e 2) (G4-EN3)
Total de Energia – comprada | Unidade de medida | 2015 | 2016 |
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Eletricidade comprada | GJ | 1.126,94 | 1.081,73 |
Em 2016, toda energia consumida através de transportes de empresas terceiras foi de 11.059,33 GJ. Infelizmente, não foi possível mensurar o consumo total de combustível segregado em Não Renovável e Renovável, uma vez que os fornecedores de serviços de táxi não disponibilizam as informações separadamente. Para a melhoria continua do indicador, nos comprometemos em ampliar a participação dos fornecedores na apuração de 2017.
Consumo de energia fora da organização. (Escopo 3)¹ (G4-EN4)
Origem | GJ | Total GJ | ||
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2015 | 2016 | 2015 | 2016 | |
Rodoviário | 292,45 | 236,29 | 10354,48 | 11059,33 |
Aéreo | 10062,03 | 10823,04 |
1 Fornecedores de serviços de táxi.
O acréscimo do consumo de combustível não se deu pelo aumento da demanda das áreas pelos serviços de transporte, mas sim pela ampliação de escopo na apuração do cálculo de um ano para o outro. Incluímos os dados do novo fornecedor de táxi contratado em 2016.
Compensação
O cálculo para quantificar a quantidade de árvores a serem plantadas em 2017, consiste: 251370,2 (kg) consumido / 163 (kg) de CO2 por árvore, totalizando 1.542 árvores.
As atividades de compensação estão previstas para o segundo semestre de 2017.
Redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) (G4-EN19)
Volume de redução (t eq de CO2) | Gases | Escopo (1, 2 ou 3) | |
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Compensações | 251,37 | CO2 | 3 |
Observação: A referência para cálculo utilizada é a da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).
Tecnologia da Informação
Pela característica de nosso negócio, a área de Tecnologia da Informação (TI) é vista como estratégica e vem, ao longo dos anos, evoluindo em seus principais processos e desenvolvendo iniciativas como:
Adoção do modelo Information Technology Infrastructure Library (ITIL) para o gerenciamento dos serviços
Apoio à gestão do processo de continuidade do negócio da companhia com base na Norma ISO22301
Estruturação do processo de Gestão das Demandas e Projetos
Evolução do processo de Gestão de Mudança
Gestão centralizada e estruturada do orçamento e dos contratos de TI
Elaboração e acompanhamento do Plano Diretor de TI
Criação da área de Governança de TI
Estas ações visam alcançar o posicionamento consistente para atender as demais áreas da Brasilcap, alinhando as diversas iniciativas de TI com a estratégia do negócio. Além disso, permite planejar a arquitetura de TI (infraestrutura e aplicações) com foco nas necessidades presentes e futuras; promover a implantação e melhoria dos processos operacionais conforme padrões e melhores práticas de mercado e prover a TI da estrutura de processos que possibilite a gestão do risco e compliance para a continuidade do negócio.
Resultados na gestão de fornecedores e contratos em serviços
Em 2016, visando implantar o conceito de gestão da cadeia de fornecedores e contratos em serviços existentes, criamos uma meta corporativa para aumento da maturidade do processo de gestão de contratos e fornecedores, baseado no Control Objectives for Information and related Technology – Cobit 5 – APO09 e APO10.
Com o apoio de consultoria especializada, alcançamos o nível de maturidade "3" nos processos de gestão de contratos e fornecedores, provendo para a Brasilcap valores como:
Processo documentado e padronizado com atividades, entradas e saídas, indicadores, papéis e responsabilidades
Modelo de gestão estabelecido e piloto realizado
Aumento da aderência de 17 dos 23 requisitos de maturidade avaliados (nível 3)
Redução do tempo de contratação e renovação em 56h úteis
Classificação dos fornecedores e identificação de oportunidades de melhoria nos contratos avaliados de cláusulas e serviços
Migração do data center
A Brasilcap utiliza dois data centers no Rio de Janeiro, configurados com alta disponibilidade, para manter os ambientes tecnológicos de suas aplicações corporativas, vitais ao negócio de capitalização.
Dado o objetivo de redução do Custo Total da Propriedade (TCO), com a terceirização dos ambientes tecnológicos e infraestrutura de data centers e redução do risco de incidentes de TI que comprometem a continuidade das atividades da organização, foi criado o projeto de migração dos data centers com a premissa de contratação de empresa especializada na prestação de serviço continuado de infraestrutura de data center, em modelo de Hosting (Aluguel de recursos de TI como servidores, storages, rede etc. e espaço físico de data center com facilities: NoBreaks, ar-condicionado de precisão, gerador de energia, equipamentos de segurança etc.)
A finalização deste processo de migração está prevista para o segundo semestre de 2017
Metodologia SCRUM
Com o objetivo de trazer maior agilidade e flexibilidade, a Brasilcap adotou, desde 2016 para os projetos corporativos, um modelo de gestão ágil de desenvolvimento de software. Utilizando a metodologia SCRUM e organizando os analistas em times multifuncionais, aprimoramos o processo de desenvolvimento trazendo para o negócio e para os funcionários vantagens significativas, entre as quais se destacam:
Redução do tempo das entregas que agregam valor para o negócio através de ciclos de desenvolvimentos mais curtos
Maior eficiência na gestão de mudanças de requisitos de negócio, que podem ser revistos e priorizados a cada ciclo de desenvolvimento
Maior envolvimento das áreas de negócio na definição e priorização dos requisitos
Maior participação e comprometimento dos times de desenvolvimento através da autogestão das suas atividades
Maior motivação e produtividade dos times de desenvolvimento através da entrega rápida e contínua de funcionalidades prontas
Atualmente, os times de desenvolvimento compartilham um local de trabalho totalmente remodelado, montado exclusivamente com mesas reutilizadas, que favorece o trabalho em equipe de alta performance.
Lei do Bem
A Lei n. 11.196 publicada em 2005, conhecida como Lei do Bem, permite o usufruto de incentivos fiscais por pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica no Brasil. Os benefícios providos pela lei são diversos e incluem uma dedução de dispêndios com Inovação Tecnológica da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A Brasilcap participou em 2016 da 3ª edição do Projeto de inovação Lei do Bem. O trabalho de mapear as nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento em inovação tecnológica foi iniciado em março. Com o apoio de consultoria externa, foram selecionados e descritos cinco projetos das áreas de Produtos, Estratégia de Clientes e Negócios, Controles Internos, Risco e TI.
A proposta final entregue ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) marca uma significativa evolução em relação a 2015, quando apenas dois projetos (um de Produtos e outro de Estratégia e Modelagem) foram contemplados pela lei e renderam um benefício de R$ 658 mil para a Brasilcap.
Gestão de pessoas
Em termos de recursos humanos, a Brasilcap tem o objetivo de fortalecer a gestão por resultados, sustentada pela busca um ambiente de trabalho ético, justo e responsável, que proporcione qualidade de vida e satisfação aos empregados, garantindo condições de desempenho, desenvolvimento e reconhecimento.
Com relação aos temas materiais, várias ações foram implementadas em 2016 (G4-20):
Tema material: 4 - Entrosamento entre as áreas |
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Atividades realizadas em 2016
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Tema material: 5 - Promover o engajamento e a produtividade no ambiente de trabalho |
Atividades realizadas em 2016
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Tema material: 9 - Condições de trabalho inclusive saúde e segurança |
Atividades realizadas em 2016
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Tema material: 12 - Práticas trabalhistas |
Atividades realizadas em 2016
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Tema material: 4 - Entrosamento entre as áreas |
13 - Proteção dos direitos humanos
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Gestão de treinamento
O desenvolvimento de novos conhecimentos e atualização profissional dos empregados são vitais para que a Brasilcap consiga realizar com êxito seu planejamento anual.
Por definição estratégica, todos os empregados em 2016 deveriam concluir a carga horária de 36 horas de treinamento. O número de empregados treinados em geral aumentou, em razão da maior quantidade de oferta de cursos corporativos.
Em 2016, foram 12,9 mil horas de treinamento para 224 colaboradores. Esse total comtemplou treinamentos corporativos, individuais, incentivos (Graduação, Especialização e Idiomas) e liderança.
No tema Liderança, o investimento foi direcionado em grande parte aos gerentes de equipe, diferentemente do ano de 2015, quando a verba foi aplicada a todos níveis de liderança. Esta mudança justifica a maior média de carga horária realizada no ano de 2015.
Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, por gênero, discriminadas por categoria funcional (G4-LA9)4
Categoria funcional e gênero | Colaboradores | Horas | Horas por colaborador | |
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Gestor1 | 35 | 1.937,95 | 55,37 | |
Homens | 19 | 1.059,00 | 55,74 | |
Mulheres | 16 | 878,95 | 54,93 | |
Não Gestor2 | 193 | 11.042,10 | 57,21 | |
Homens | 91 | 5.433,00 | 59,70 | |
Mulheres | 102 | 5.609,10 | 54,99 | |
Aprendizes3 | 3 | 14,00 | 4,67 | |
Homens | 1 | 5,00 | 5,00 | |
Mulheres | 2 | 9,00 | 4,50 | |
Estagiários3 | 5 | 93,50 | 18,70 | |
Homens | 4 | 85,50 | 21,38 | |
Mulheres | 1 | 8,00 | 8,00 | |
Total | 236 | 13.087,55 | 55,46 | |
Homens | 115 | 6.582,50 | 57,24 | |
Mulheres | 121 | 6.505,05 | 53,76 |
1 Gestores são os empregados que possuem subordinados e no caso da Brasilcap, temos Superintendente Executivo, Gerente Executivo e Gerentes de Equipe.
² Não Gestores são os empregados que não possuem subordinados, como Analista, Técnico, Especialista, Copeira e Contínuo.
³ Não empregados são os Jovens Aprendizes e Estagiários.
4 Na categoria Diretoria, não houve horas de treinamento registrado em 2016. Além disso, a quantidade de colaboradores por nível funcional e seu total não seguiram os dados consolidados de 2016, e, sim, no caso de treinamentos, consideramos todos os colaboradores treinados, incluindo os que deixaram de trabalhar conosco durante o ano.
"O curso de liderança oferecido pela Brasilcap foi o mais completo que eu já vi. É muito claro que para ser líder você precisa ser um exemplo. Neste sentido, a primeira coisa que eles trabalham é o 'como eu me comporto'. Na prática, fui vivenciando muitas ferramentas efetivas e que funcionam no dia a dia. Hoje elas me dão apoio tanto no papel de líder quanto no papel de par dentro da nossa Companhia. As mudanças foram muito profundas. Eu mudei no aspecto geral, não só no aspecto técnico de uma liderança, mas como ser humano. Um ser humano completo que cuida da alma, do corpo, dos relacionamentos e do espírito. Eu achei o treinamento sensacional e, de lá para cá, eu tanto passei a cuidar de mim como do outro de forma genuína. O reflexo na minha equipe tem sido maravilhoso."
São oferecidos programas para desenvolvimento e aprendizagem contínua, diferenciados e de acordo com o público-alvo. Em 2016, os programas se dividiam entre treinamentos internos, apoio financeiro a cursos e acesso a uma biblioteca para estímulo ao autodesenvolvimento.
Programas oferecidos para gestão de competência e aprendizagem contínua (G4-LA10)
Tipo de programa | Descrição | Público-alvo |
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Cursos de treinamento interno | Ex.: Liderança, Negociação, Fluência Escrita e Verbal | Gestores e Não Gestores, Jovens Aprendizes e Estagiários |
Apoio financeiro a cursos de treinamento ou educação externos | Incentivo à graduação, especialização e ao idioma | Idioma: Ouvidora, Assistente Executiva Pleno e Gestores Graduação e especialização: todos os empregados |
Biblioteca para estímulo ao autodesenvolvimento | Ex.: capacitação técnica, liderança e comportamental | Todos os colaboradores |
"A iniciativa do curso corporativo sobre Canais e Relacionamento foi ótima, pois abriu a oportunidade de disseminar o conhecimento do nosso negócio. A apresentação das áreas comerciais foi o principal, além de possibilitar mostrar os relacionamentos entre as áreas internas e externas. A possibilidade de falar da minha equipe para os colegas de trabalho foi muito legal, pois me sinto realizado em poder falar do meu trabalho, da minha área e do quanto nossas entregas conversam com os objetivos da empresa. Acho que essa iniciativa contribui para aproximar as áreas e as pessoas dentro da empresa."
Trilha de Aprendizagem
O tema de sustentabilidade deve ocupar destaque quando o assunto é desenvolvimento. Para 2017, estamos considerando construir "pílulas de aprendizagem", iniciadas no Programa Bem-Vindo, voltado à integração de novos colaboradores, e que serão efetivadas com demais ações de forma a configurar a sustentação perene do tema junto ao nosso público interno.
Avaliação de Desempenho 2016
Em 2016, 93,9% dos empregados ativos, em 31/12, tiveram concluído e formalizado seu acordo de desempenho no sistema de Avaliação de Desempenho. Nos dois casos (recebimento de feedback e formalização do acordo de desempenho), a diferença para atingimento de 100% deve-se aos empregados admitidos no final do ano, desligados ou afastados pelo INSS.
Os Jovens Aprendizes não receberam avaliação formal até 2016 e os Estagiários são avaliados após 6 meses de atuação, em formulário próprio e não eletrônico.
Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira (G4-LA11)5
Categoria Funcional/ Gênero | Total de colaboradores | Total de colaboradores que receberam análise de desempenho | % colaboradores que receberam análise de desempenho |
---|---|---|---|
Diretor1 | 4 | 4 | 100,0 |
Homens | 4 | 4 | 100,0 |
Mulheres | 0 | 0 | 0,0 |
Gestor2 | 31 | 28 | 90,0 |
Homens | 17 | 16 | 94,0 |
Mulheres | 14 | 12 | 86,0 |
Não Gestor3 | 183 | 169 | 92,0 |
Homens | 85 | 82 | 96,0 |
Mulheres | 98 | 87 | 89,0 |
Aprendizes4 | 2 | 0 | 0,0 |
Homens | 1 | 0 | 0,0 |
Mulheres | 1 | 0 | 0,0 |
Estagiários4 | 5 | 4 | 80,0 |
Homens | 4 | 3 | 75,0 |
Mulheres | 1 | 1 | 100,0 |
Total | 225 | 205 | 91,0 |
Homens | 111 | 105 | 95,0 |
Mulheres | 114 | 100 | 88,0 |
¹ Diretoria é composta de colaboradores estatutários e suas nomeações aprovadas pelo órgão regulador.
² Gestores são os empregados que possuem subordinados e no caso da Brasilcap, temos Superintendente Executivo, Gerente Executivo e Gerentes de Equipe.
³ Não Gestores são os empregados que não possuem subordinados, como Analista, Técnico, Especialista, Copeira e Contínuo.
4 Não empregados são os Jovens Aprendizes e Estagiários.
5 A quantidade de colaboradores por nível funcional e seu total não seguiram os dados consolidados de 2016, e, sim, no caso de avaliação de desempenho, consideramos todos os colaboradores avaliados, incluindo os que deixaram de trabalhar conosco durante o ano.
Programa de Recompensas
Quanto ao Programa de Recompensas, fizemos movimentações por mérito, promoção e enquadramento de 76 empregados. Destes, 22,0% se referem a posições gerenciais.
Pesquisa de Engajamento
Engajar é um dos grandes desafios das organizações no que se refere à gestão de pessoas e à obtenção de resultados efetivos. A Brasilcap realiza anualmente uma Pesquisa de Engajamento com o objetivo de monitorar o clima interno, de forma a alcançar um elevado nível de desempenho no trabalho e sem abrir mão da satisfação com a vida. (G4-26, 27)
Anualmente, a Companhia realiza uma pesquisa de engajamento com o público interno. A mais recente, que contou com a participação de 184 respondentes, teve como resultado um índice de favorabilidade de 82%.
Paternidade responsável
A paternidade responsável é um tema sensível para a Companhia e sua importância é amplamente abordada nos posts das redes sociais. É com alegria que, em 2016, os empregadores ganharam o direito de usufruir da licença paternidade ampliada de 5 para 20 dias, válido tanto para nascimentos como adoções ocorridos desde de março de 2016.
Desempenho econômico-financeiro (G4-17, EC1, EC8)
O faturamento em 2016 foi de aproximadamente R$ 5,6 bilhões. O desempenho ao longo do ano contribuiu para o lucro líquido de R$ 439,2 milhões, o maior da história da Brasilcap, 16,0% superior a 2015. As reservas técnicas atingiram aproximadamente R$ 10,8 bilhões em 2016. O valor dos ativos totais chegou a R$ 12,3 bilhões.
Valor econômico direto gerado – receitas (milhares de reais) | 2016 |
---|---|
7.334,82 | |
Valor econômico distribuído (milhares de reais) | 2016 |
Custos operacionais | 6.463,07 |
Salários e benefícios de empregados | 50,52 |
Pagamentos a provedores de capital | 268,11 |
Pagamentos ao governo | 368,56 |
Investimentos comunitários | 13,47 |
Total | 7.163,73 |
Valor econômico retido (R$) ("valor econômico direto gerado" menos "valor econômico distribuído") | 171,08 |
"A Brasilcap apresentou excelente desempenho em 2016, gerando e distribuindo valor econômico para seus clientes, parceiros, acionistas, colaboradores e sociedade. Com o pagamento de tributos e investimentos sociais, reforçamos ainda mais nosso compromisso com o desenvolvimento do País."
Resultados por produtos
OUROCAP
2.418.578 Títulos vendidos em 2016 – PU*: 1.815.868 / PM**: 602.710;
33.693 Títulos premiados (Ourocap: 30.515 e Incentivo: 3.178);
16 eventos de premiação em Superintendências BB;
Mais de R$ 277 milhões em prêmios distribuídos;
Retomada das vendas para público Alta Renda – Faturamento de R$ 45.202.200,00;
118 eventos de treinamento com a rede de agências, atingindo 11.155 funcionários BB capacitados;
Destaque para as vendas de junho e dezembro nos valores de R$ 631 milhões e R$ 738 milhões, respectivamente.
* PU: Pagamento Único.
** PM: Pagamento Mensal.
CAP FIADOR
4.382 títulos vendidos em 2016;
24 novos parceiros em 2016 com mais de R$ 644 mil em vendas;
Co-corretagem com mais de R$ 5 milhões em vendas;
Crescimento de 5% em vendas novas em relação a 2015;
20 eventos de divulgação do produto com MERCADO IMOBILIÁRIO
PARCERIA CORREIOS
Mais de 1 milhão de títulos vendidos em 2016;
Implantação do PostalCap nas Agências Franqueadas;
PARCERIA BV FINANCEIRA – PARCELA PREMIÁVEL
Mais de 500 mil títulos vendidos em 2016;
67 títulos premiados, com mais de R$ 3,3 MM em prêmios;
Crescimento de 89% em relação a 2015
INCENTIVO
Valor Fundo Premiado BB – R$ 54 MM em 2016 (7ª renovação)
O desempenho da Brasilcap se reflete nos prêmios distribuídos, que ajudaram a realizar os planos e objetivos de vida de clientes dos quatro cantos do País. Entre os meses de janeiro e dezembro, só em prêmios, a Brasilcap distribuiu mais de R$ 277 milhões. São aproximadamente R$ 770 mil distribuídos por dia, ou R$ 32 mil a cada hora, para mais de 33 mil títulos contemplados. Números cada vez mais sólidos de uma referência no mercado de capitalização que não para de fazer história, nem de ajudar as pessoas a construírem as suas.
Os ativos financeiros da Companhia são administrados de acordo com as melhores práticas de gestão de Ativos, Passivos e de Riscos. A Companhia possui capacidade financeira e tem a intenção de manter até o vencimento os títulos e valores mobiliários classificados na categoria III – Títulos Mantidos até o vencimento, honrando todos os compromissos, sem necessidade de alienar os referidos títulos, de acordo com os preceitos da Circular SUSEP no 517/15.
A Companhia estabelece em seu estatuto social o pagamento obrigatório de dividendos mínimos de 25% do lucro líquido do exercício após destinações legais.
Para o lucro líquido apurado no exercício 2016, a distribuição de resultado destinou 1,2% do lucro líquido à constituição de reserva legal, que atingiu 20% do Capital Social, e 98,8% para os acionistas, que inclui: dividendos complementares a distribuir e ratifica o pagamento de dividendos intermediários e de Juros Sobre Capital Próprio.
A Companhia possui política de gestão de capital que estabelece diretrizes para a manutenção do Patrimônio Líquido em volume suficiente para garantir a solvência da Companhia e ativos líquidos livres, conforme estabelecido pelo órgão regulador, através da Resolução CNSP 321/15.
Um marco importante da Companhia em 2016 foi a publicação do primeiro Relatório Anual inspirado nas diretrizes GRI, padrão mais utilizado no mundo para relatórios de sustentabilidade. A iniciativa vai ao encontro dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, sigla em inglês), compromisso do qual a Brasilcap é signatária.
Os detalhamentos a seguir trazem dados mais concisos e significativos acerca dos nossos aspectos econômico-financeiros.
Balanço Patrimonial
Balanços Patrimoniais em 31 de dezembro de 2016 e 2015 (em milhares de reais)
ATIVO | Nota | 31/12/2016 | 31/12/2015 | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CIRCULANTE | 8,607,947 | 11,087,066 | ||||||||
DISPONÍVEL | 88 | 817 | ||||||||
Caixa e Bancos | 88 | 817 | ||||||||
APLICAÇÕES | 6 | 8,585,938 | 11,068,115 | |||||||
CRÉDITOS DAS OPERAÇÕES DE CAPITALIZAÇÃO | 9 | 10,517 | 10,249 | |||||||
Créditos das Operações de Capitalização | 10,517 | 10,249 | ||||||||
OUTROS CRÉDITOS OPERACIONAIS | 6,544 | 3,558 | ||||||||
TÍTULOS E CRÉDITOS A RECEBER | 10 | 3,391 | 2,981 | |||||||
Títulos e Créditos a Receber | 40 | 36 | ||||||||
Créditos Tributários e Previdenciários | 11 | 815 | 846 | |||||||
Outros Créditos | 2,536 | 2,099 | ||||||||
DESPESAS ANTECIPADAS | 1,469 | 1,346 | ||||||||
ATIVO NÃO CIRCULANTE | 3,700,744 | 2,731,135 | ||||||||
REALIZÁVEL EM LONGO PRAZO | 3,693,496 | 2,723,294 | ||||||||
APLICAÇÕES | 6 | 2,772,122 | 1,839,140 | |||||||
TÍTULOS E CRÉDITOS A RECEBER | 921,347 | 884,112 | ||||||||
Créditos Tributários e Previdenciários | 11 | 152,757 | 127,683 | |||||||
Depósito Judiciais e Fiscais | 12 | 768,590 | 756,429 | |||||||
DESPESAS ANTECIPADAS | 27 | 42 | ||||||||
INVESTIMENTOS | 1,206 | 1,228 | ||||||||
Imóveis Destinados à Renda | 162 | 184 | ||||||||
Outros Investimentos | 1,044 | 1,044 | ||||||||
IMOBILIZADO | 2,766 | 2,885 | ||||||||
Imóveis de Uso Próprio | 200 | 219 | ||||||||
Bens Móveis | 2,149 | 2,144 | ||||||||
Outras Imobilizações | 417 | 522 | ||||||||
INTANGÍVEL | 3,276 | 3,728 | ||||||||
Outros Intangíveis | 3,276 | 3,728 | ||||||||
TOTAL DO ATIVO | 12,308,691 | 13,818,201 |
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
PASSIVO | Nota | 31/12/2016 | 31/12/2015 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
CIRCULANTE | 11,006,213 | 12,546,444 | |||||||
CONTAS A PAGAR | 14 | 229,201 | 181,231 | ||||||
Obrigações a Pagar | 18,586 | 35,714 | |||||||
Impostos e Encargos Sociais a Recolher | 2,038 | 1,836 | |||||||
Encargos Trabalhistas | 3,138 | 2,887 | |||||||
Impostos e Contribuições | 195,716 | 129,146 | |||||||
Outras Contas a Pagar | 9,723 | 11,648 | |||||||
DÉBITOS DE OPERAÇÕES COM CAPITALIZAÇÃO | 13 | 14,213 | 10,844 | ||||||
Débitos Operacionais | 14,213 | 10,844 | |||||||
PROVISÕES TÉCNICAS – CAPITALIZAÇÃO | 15 | 10,762,799 | 12,354,369 | ||||||
Provisão para Resgates | 10,445,514 | 11,964,660 | |||||||
Provisão para Sorteios | 234,883 | 315,625 | |||||||
Provisão Complementar de Sorteio | 3 | 3,274 | |||||||
Provisão para Distribuição de Bônus | 82,399 | 70,810 | |||||||
PASSIVO NÃO CIRCULANTE | 851,386 | 829,992 | |||||||
EXIGÍVEL EM LONGO PRAZO | 851,386 | 829,992 | |||||||
OUTROS DÉBITOS | 12 | 851,386 | 829,992 | ||||||
Provisões Judiciais | 851,386 | 829,992 | |||||||
PATRIMÔNIO LÍQUIDO | 16 | 451,092 | 441,765 | ||||||
Capital Social | 231,264 | 231,264 | |||||||
Reservas de Lucros | 219,828 | 210,501 | |||||||
TOTAL DO PASSIVO | 12,308,691 | 13,818,201 |
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
Demonstração do resultado do exercício
Demonstrações de resultados exercícios findos em 31 de dezembro de 2016 e 2015 (em milhares de reais, exceto o Lucro Líquido por ações em reais)
Nota | 31/12/2016 | 31/12/2015 | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Receitas Líquidas com Títulos de Capitalização | 17 | 933,132 | 1,133,495 | ||||||
Arrecadação com Título de Capitalização | 5,649,456 | 6,517,235 | |||||||
Variação da Provisão para Resgate | (4,716,324) | (5,383,740) | |||||||
Variação das Provisões Técnicas | 17 | (50,961) | (29,467) | ||||||
Resultado com Outras Provisões Técnicas | (50,961) | (29,467) | |||||||
Resultado com Sorteio | 17 | (175,638) | (230,180) | ||||||
Custo de Aquisição | 17 | (435,199) | (537,508) | ||||||
Outras Receitas e Despesas Operacionais | 17 | (13,237) | (15,786) | ||||||
Outras Receitas Operacionais | 5,006 | 2,860 | |||||||
Outras Despesas Operacionais | (18,243) | (18,646) | |||||||
Despesas Administrativas | 17 | (90,516) | (96,993) | ||||||
Pessoal Próprio | (45,211) | (39,964) | |||||||
Serviços de Terceiros | (14,392) | (17,964) | |||||||
Localização e Funcionamento | (15,378) | (19,462) | |||||||
Publicidade e Propaganda | (5,750) | (5,072) | |||||||
Publicações | (291) | (357) | |||||||
Donativos e Contribuições | (9,055) | (13,671) | |||||||
Despesas Administrativas Diversas | (439) | (503) | |||||||
Despesas com Tributos | 17 | (38,933) | (45,192) | ||||||
Resultado Financeiro | 17 | 614,623 | 435,540 | ||||||
Receitas Financeiras | 1,680,714 | 1,490,901 | |||||||
Despesas Financeiras | (1,066,091) | (1,055,361) | |||||||
Resultado Patrimonial | 17 | 434 | 397 | ||||||
Receitas com Imóveis de Renda | 456 | 419 | |||||||
Despesas com Imóveis Destinados à Renda | (22) | (22) | |||||||
Resultado Operacional | 743,705 | 614,306 | |||||||
Ganhos e Perdas com Ativos Não Correntes | 17 | - | (4) | ||||||
Resultado antes dos Impostos e Participações | 743,705 | 614,302 | |||||||
Imposto de Renda | 11.C | (177,648) | (145,789) | ||||||
Contribuição Social | 11.C | (151,977) | (103,252) | ||||||
Participação sobre o Lucro | (5,310) | (4,801) | |||||||
Lucro Líquido antes da reversão dos Juros Sobre Capital Próprio | 408,770 | 360,460 | |||||||
Reversão dos Juros Sobre Capital Próprio | 17 | 30,425 | 18,356 | ||||||
Lucro Líquido do Exercício | 439,195 | 378,816 | |||||||
Quantidade de Ações | 324,000,000 | 324,000,000 | |||||||
Lucro Líquido por Ação | 1.3555 | 1.1692 |
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
Distribuição do valor adicionado
Exercícios findos em 31 de dezembro de 2016 e 2015 (em milhares de reais)
DESCRIÇÃO | 31/12/2016 | 31/12/2015 | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 - Receitas | 5,654,102 | 6,520,156 | |||||||||
Receitas com Operações de Título de Capitalização | 5,697,185 | 6,566,133 | |||||||||
Devoluções e Cancelamentos | (47,729) | (48,898) | |||||||||
Prescrição Exigibilidade | 4,190 | 2,502 | |||||||||
Receitas Não Operacionais | 456 | 419 | |||||||||
2 - Variações das Provisões Técnicas | (853,601) | (859,949) | |||||||||
Juros e Variação Monetária das Provisões Matemáticas | (853,601) | (859,949) | |||||||||
3 - Receita Líquida Operacional (1-2) | 4,800,501 | 5,660,207 | |||||||||
4 - Sorteios e Resgates | (4,942,923) | (5,643,387) | |||||||||
Despesas com Sorteios e Resgates | (4,891,962) | (5,613,920) | |||||||||
Provisões de Bônus e Insuficiência de Sorteios | (50,961) | (29,467) | |||||||||
5 - Insumos Adquiridos de Terceiros | (674,970) | (780,975) | |||||||||
Materiais, Energia e Outros | (56,363) | (54,374) | |||||||||
Serviços de Terceiros, Comissões Líquidas | (618,607) | (726,601) | |||||||||
6 - Valor Adicionado Bruto (3-4-5) | (817,392) | (764,155) | |||||||||
7 - Depreciação, Amortização e Exaustão | (2,663) | (6,404) | |||||||||
8 - Valor Adicionado Líquido Produzido pela Entidade (6-7) | (820,055) | (770,559) | |||||||||
9 - Valor Adicionado Recebido/Cedido em Transferência | 1,680,714 | 1,490,901 | |||||||||
Receitas Financeiras | 1,680,714 | 1,490,901 | |||||||||
10 - Valor Adicionado Total a Distribuir (8-9) | 860,659 | 720,342 | |||||||||
11 - Distribuição do Valor Adicionado | 860,659 | 720,342 | |||||||||
11.1) Pessoal | 50,522 | 44,767 | |||||||||
Remuneração Direta | 21,171 | 18,612 | |||||||||
Benefícios | 5,373 | 4,503 | |||||||||
Encargos | 9,615 | 8,251 | |||||||||
Participação sobre o Lucro | 5,310 | 4,801 | |||||||||
Outros | 9,053 | 8,600 | |||||||||
11.2) Impostos, Taxas e Contribuições | 368,558 | 294,232 | |||||||||
Federais | 368,429 | 294,111 | |||||||||
Estaduais | 17 | 16 | |||||||||
Municipais | 112 | 105 | |||||||||
11.3) Remuneração de Capitais de Terceiros | 2,384 | 2,527 | |||||||||
Juros | 28 | 1 | |||||||||
Aluguéis | 2,356 | 2,526 | |||||||||
11.4) Remuneração de Capitais Próprios | 439,195 | 378,816 | |||||||||
Dividendos | 237,688 | 201,690 | |||||||||
Juros Sobre Capital Próprio | 30,425 | 18,356 | |||||||||
Lucros Retidos | 171,082 | 158,770 |
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
Demonstrações das mutações do patrimônio líquido
Exercícios findos em 31 de dezembro de 2016 e 2015 (em milhares de reais)
Reservas de Lucros | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Nota | Capital Social | Reserva Legal | Outras Reservas de Lucros | Lucros Acumulados | Total | |
Saldos em 31 de dezembro de 2014 | 111,264 | 22,253 | 295,478 | - | 428,995 | |
Aumento de Capital em Aprovação conforme AGO de 13/3/2015 | 16.2 | - | - | (120,000) | - | - |
Aprovação do Aumento de Capital conforme Portaria SUSEP n. 189 de 9/6/2015 | 16.2 | 120,000 | - | - | - | - |
Pagamento de Dividendos Adicionais referente ao exercício de 2014 | 16.3 | - | - | (146,000) | - | (146,000) |
Lucro Líquido do Exercício | - | - | - | 378,816 | 378,816 | |
Pagamento de Dividendos Antecipados referente ao 1º semestre de 2015 | 16.3 | - | - | - | (201,690) | (201,690) |
Juros Sobre Capital Próprio | 16.4 | - | - | - | (18,356) | (18,356) |
Constituição da Reserva Legal | 16.5 | - | 18,941 | - | (18,941) | - |
Constituição da Reserva de Lucro | 16.5 | - | - | 139,829 | (139,829) | - |
Saldos em 31 de dezembro de 2015 | 231,264 | 41,194 | 169,307 | - | 441,765 | |
Pagamento de Dividendos Adicionais referente ao exercício de 2015 | 16.3 | - | - | (139,830) | - | (139,830) |
Lucro Líquido do Exercício | - | - | - | 439,195 | 439,195 | |
Pagamento de Dividendos Antecipados referente ao 1º semestre de 2016 | 16.3 | - | - | (21,925) | (237,688) | (259,613) |
Juros Sobre Capital Próprio | 16.4 | - | - | - | (30,425) | (30,425) |
Constituição da Reserva Legal | 16.5 | - | 5,059 | - | (5,059) | - |
Constituição da Reserva de Lucro | 16.5 | - | - | 166,023 | (166,023) | - |
Saldos em 31 de dezembro de 2016 | 231,264 | 46,253 | 173,575 | - | 451,092 |
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
Balanço Social – modelo IBASE
Os recursos investidos no estímulo a projetos sociais indicam que a Brasilcap está contribuindo eficazmente para o bem-estar e o progresso do conjunto da sociedade brasileira.
Balanço Social Anual 2016 | 31/12/2016 | 31/12/2015 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
1 - Base de Cálculo | 2016 Valor (Mil reais) | 2015 Valor (Mil reais) | ||||
Receita Líquida (RL) | 933,132 | 1,133,495 | ||||
Resultado Operacional (RO) | 743,705 | 614,306 | ||||
Folha de Pagamento Bruta (FPB) | 21,937 | 19,201 | ||||
2 - Indicadores Sociais Internos | Valor (mil) | % sobre FPB | % sobre RL | Valor (mil) | % sobre FPB | % sobre RL |
Alimentação | 2,931 | 13.36% | 0.31% | 2,553 | 13.30% | 0.23% |
Encargos sociais compulsórios | 8,977 | 40.92% | 0.96% | 8,043 | 41.89% | 0.71% |
Previdência privada | 443 | 2.02% | 0.05% | 401 | 2.09% | 0.04% |
Saúde | 4,832 | 22.03% | 0.52% | 4,017 | 20.92% | 0.35% |
Segurança e medicina no trabalho | 28 | 0.13% | 0.00% | 23 | 0.12% | 0.00% |
Educação | 66 | 0.30% | 0.01% | 96 | 0.50% | 0.01% |
Cultura | 1 | 0.00% | 0.00% | 2 | 0.01% | 0.00% |
Capacitação e desenvolvimento profissional | 111 | 0.51% | 0.01% | 430 | 2.24% | 0.04% |
Creches ou auxílio-creche | 178 | 0.81% | 0.02% | 181 | 0.94% | 0.02% |
Participação nos lucros ou resultados | 5,310 | 24.21% | 0.57% | 4,801 | 25.00% | 0.42% |
Outros | 817 | 3.72% | 0.09% | 699 | 3.64% | 0.06% |
Total – Indicadores sociais internos | 23,694 | 108.01% | 2.54% | 21,246 | 110.65% | 1.88% |
3 - Indicadores Sociais Externos | Valor (mil) | % sobre RO | % sobre RL | Valor (mil) | % sobre RO | % sobre RL |
Educação | 1,710 | 0.23% | 0.18% | 3,251 | 0.53% | 0.29% |
Cultura | 4,650 | 0.63% | 0.50% | 4,182 | 0.68% | 0.37% |
Saúde e saneamento | 2,334 | 0.31% | 0.25% | 3,000 | 0.49% | 0.26% |
Esporte | 1,167 | 0.16% | 0.13% | 1,000 | 0.16% | 0.09% |
Outros | 1,383 | 0.19% | 0.15% | 1,455 | 0.24% | 0.13% |
Total das contribuições para a sociedade | 11,244 | 1.51% | 1.20% | 12,888 | 2.10% | 1.14% |
Tributos (excluídos encargos sociais) | 393,632 | 52.93% | 42.18% | 317,429 | 51.67% | 28.00% |
Total – Indicadores sociais externos | 393,632 | 52.93% | 42.18% | 317,429 | 51.67% | 28.00% |
4 - Indicadores Ambientais | Valor (mil) | % sobre RO | % sobre RL | Valor (mil) | % sobre RO | % sobre RL |
Investimentos relacionados com a produção/operação da empresa | 2,229 | 0.30% | 0.24% | 4,802 | 0.78% | 0.42% |
Total dos investimentos em meio ambiente | 2,229 | 0.30% | 0.24% | 4,802 | 0.78% | 0.42% |
Quanto ao estabelecimento de “metas anuais” para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/ operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a empresa | (X) não possui metas | ( ) cumpre de 0 a 50% | (X) não possui metas | ( ) cumpre de 0 a 50% | ||
( ) cumpre de 51 a 75% | ( ) cumpre de 76 a 100% | ( ) cumpre de 51 a 75% | ( ) cumpre de 76 a 100% | |||
5 - Indicadores do Corpo Funcional | 2016 | 2015 | ||||
Nº de empregados(as) ao final do exercício | 214 | 212 | ||||
Nº de admissões durante o exercício | 32 | 20 | ||||
Nº de empregados(as) terceirizados(as) | 384 | 414 | ||||
Nº de estagiários(as) | 5 | 5 | ||||
Nº de empregados(as) acima de 45 anos | 63 | 64 | ||||
Nº de mulheres que trabalham na empresa | 113 | 110 | ||||
% de cargos de chefia ocupados por mulheres | 48% | 46% | ||||
Nº de negros(as) que trabalham na empresa | 42 | 42 | ||||
% de cargos de chefia ocupados por negros(as) | 3.2% | 7.1% | ||||
Nº de portadores(as) de deficiência ou necessidades especiais | 7 | 8 | ||||
6 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial | 2016 | Metas 2017 | ||||
Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa | 26.8 | 33.94 | ||||
Número total de acidentes de trabalho | 1 | - | ||||
Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por: | ( ) direção | (X) direção e gerências | ( ) todos(as) empregados(as) | ( ) direção | (X) direção e gerências | ( ) todos(as) empregados(as) |
Os padrões de segurança e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por: | ( ) direção e gerências | ( ) todos(as) empregados(as) | (X) todos(as) + Cipa | ( ) direção e gerências | ( ) todos(as) empregados(as) | (X) todos(as) + Cipa |
Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a empresa: | ( ) não se envolve | (X) segue as normas da OIT | ( ) incentiva e segue a OIT | ( ) não se envolve | (X) segue as normas da OIT | ( ) incentiva e segue a OIT |
A previdência privada contempla: | ( ) direção | ( ) direção e gerências | (X) todos(as) empregados(as) | ( ) direção | ( ) direção e gerências | (X) todos(as) empregados(as) |
A participação dos lucros ou resultados contempla: | ( ) direção | ( ) direção e gerências | (X) todos(as) empregados(as) | ( ) direção | ( ) direção e gerências | (X) todos(as) empregados(as) |
Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa: | ( ) não são considerados | ( ) são sugeridos | (X) são exigidos | ( ) não são considerados | ( ) são sugeridos | (X) são exigidos |
Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a empresa: | ( ) não se envolve | ( ) apoia | (X) organiza e incentiva | ( ) não se envolve | ( ) apoia | (X) organiza e incentiva |
Número total de reclamações e críticas de consumidores(as): | na empresa 15.723 | no Procon 15 | na Justiça 146 | na empresa 15.723 | no Procon 20 | na Justiça 100 |
% de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas: | na empresa 72% | no Procon 100% | na Justiça 22% | na empresa (*) 100% | no Procon 90% | na Justiça 12% |
Valor adicionado total a distribuir (em mil R$): | Em 2016: | 860,659 | Em 2015: | 720,342 | ||
Distribuição do Valor Adicionado (DVA): | 100.00% | 100.00% | ||||
Governo | 42.82% | 40.85% | ||||
Colaboradores | 5.87% | 6.21% | ||||
Acionistas | 31.15% | 30.55% | ||||
Terceiros | 0.28% | 0.35% | ||||
Retido | 19.88% | 22.04% | ||||
7 - Outras Informações |
(*) Considerando melhorias nos processos de atendimento.
1- Brasilcap Capitalização S/A – CNPJ: 15.138.043/0001-05 – Setor econômico: Seguro, Previdência e Capitalização – Rio de Janeiro/RJ.
2- Para esclarecimentos sobre as informações declaradas: Denis dos Santos Morais – Telefone: (21) 3804-2271 – email: rsa@brasilcap.com.br.
3- Esta empresa não utiliza mão de obra infantil ou trabalho escravo, não tem envolvimento com prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente e não está envolvida com corrupção.
4- Nossa empresa valoriza e respeita a diversidade interna e externamente.
5- Este balanço social segue o modelo sugerido pelo IBASE.
6 - O relatório Informações de Natureza Social e Ambiental foi objeto de revisão de Auditoria Independente, conforme estabelecido na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade – nº 1.003/04; e
7 - Contador: Jairton Cardoso Guimarães CRC-RJ 077462/O-4.
As Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Financeiras.
Estratégia e Resultados de Responsabilidade Social
A definição e análise de como as características principais da Brasilcap se relacionam com a responsabilidade social vêm permitindo a inserção das questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) em todos os processos.
Utilizamos cinco referenciais reconhecidos internacionalmente para pautar nossa atuação em Responsabilidade Social.
Nossas Referências em Responsabilidade Social (G4-15)
A estratégia de atuação montada em 2011, prevê um sistema de gestão estruturado composto por 3 pilares.
A implementação se deu primeiramente pelo pilar da "Cidadania", o que acabou por consolidar nosso Programa de Voluntariado Empresarial. O segundo, com ações mais relevantes a partir de 2015, da "Transparência e da Qualidade", realizou ações como a adesão aos Princípios da Sustentabilidade em Seguros (PSI).
Em consonância com o mercado segurador e com o nosso principal órgão regulador, a SUSEP, as ações realizadas em atendimento ao PSI nos estruturaram de forma a atender às possíveis obrigatoriedades relacionadas à sustentabilidade. Assim como o mercado financeiro, principalmente os bancos que foram regulamentados pela Resolução nº 4.327, 25/04/14 – Bacen, a SUSEP, que também se tornou signatária do PSI em 2016, vem se posicionando sobre uma futura regulamentação para o setor.
O fato de nos tornarmos a primeira empresa de capitalização do mundo a ser signatária do PSI foi uma grata surpresa, pois o foco do nosso trabalho é estarmos aptos a atender às regulamentações e aos princípios relativos à gestão sustentável.
Neste esforço de estruturação da área, acabamos por antecipar algumas ações previstas do terceiro pilar, o que trata da "Ética, Inovação e Respeito", como a elaboração de um planejamento para a toda a Companhia, a partir dos resultados do ciclo de preenchimento dos Indicadores Ethos e a elaboração de um Relatório unificado utilizando a metodologia do Global Reporting Initiative (GRI).
O desafio agora é continuar com as atividades dos três pilares de forma concomitante e integrada ao nosso negócio.
O pilar Cidadania está consolidado e continua a promover ações socioambientais através da participação de seus colaboradores.
Programa Brasilcap Solidário
Criado em setembro de 2011, o Brasilcap Solidário estimula o exercício da cidadania dos colaboradores, promovendo e apoiando ações de solidariedade para o desenvolvimento sustentável. Em 2016, graças ao engajamento dos voluntários da empresa e à parceria do Instituto da Criança, várias ações foram realizadas, como a Campanha do Agasalho, o Dia de Serviço Voluntário e a Campanha de Natal.
Semana Nacional da Educação Financeira
Em 2016, mais uma vez, aderimos à Semana Nacional da Educação Financeira, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) a partir de ações realizadas por instituições públicas e privadas.
O destaque nesse ano foram as ações voltadas para o público infantil, lançando o mote #finançasparacrianças. A palestra proferida pela funcionária Ana Angélica Menezes, economista e integrante do Comitê de Sustentabilidade da Brasilcap sobre educação financeira, para os alunos de 7 a 12 anos da Escolinha de Vôlei de Praia da medalhista olímpica Adriana Samuel – núcleo Deodoro (RJ) –, foi um sucesso. Ainda nesse dia, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), as crianças coloriram um painel dos sonhos com o objetivo de trazer a reflexão sobre o consumo consciente e participaram de uma oficina de sucatas – doadas pelos colaboradores da Brasilcap – com o lema #educarparabrincar, utilizando conceitos de reutilização de diversos materiais para se tornarem brinquedos criativos a custo zero.
A iniciativa reforça a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, estimulando e fomentando a discussão sobre a educação financeira.
De forma complementar, as redes sociais da Brasilcap compartilharam durante toda a semana posts diários sobre o tema e sua importância de disseminá-lo a crianças e adolescentes, dando dicas e orientações voltadas às melhores práticas e hábitos para economizar desde cedo.
Os colaboradores da empresa também se engajaram na Semana ENEF. Além da própria doação de sucata para a ação no CCBB, os funcionários também puderam montar brinquedos de sucata para os filhos na empresa e assistir a uma palestra de finanças pessoais no ambiente de trabalho.
5º Prêmio Brasilcap Solidário
O Prêmio Brasilcap Solidário foi criado em 2012 com o objetivo de divulgar e reconhecer ações, projetos e demais iniciativas socioambientais que apresentaram resultados positivos referentes à inclusão e transformação social.
Em 2016, o Prêmio comemorou o seu 5º aniversário e teve como foco os parceiros comercias do Cap Fiador da Brasilcap, que fazem a diferença através de ações socioambientais, enquadrando-se diretamente no Princípio de Sustentabilidade em Seguros, princípio 21.
Foram 67 parceiros convidados a inscrever seus casos e o Comitê de Sustentabilidade selecionou os três finalistas:
1º lugar: Triunfo Corretora de Seguros (Belo Horizonte – MG)
2º lugar: Dosea Corretora de Seguros (Aracaju – SE)
3º Lugar: Unioncorp Corretora de Seguros (São Paulo – SP)
¹ Princípio 2: "Trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções".
Investimentos Sociais (G4-EC8)
Visando aprimorar a forma de ilustrar a distribuição dos investimentos sociais e também apresentar o papel de cada parceiro e sua importância na atuação em questões sociais, substituímos o desenho em formato de gráfico hierárquico do relatório do ano passado por uma tabela. Acreditamos que assim, fica mais bem esclarecidos a divisão das fontes de recursos e quem são os parceiros da Brasilcap, que garantem a efetiva realização dos projetos, seus resultados e lisura na aplicação dos recursos.
Como resultado do aporte de R$ 8,8 milhões em ações e projetos socioambientais atendemos, em 2016, 171.821 beneficiados diretos.
Incentivo Social Fiscal (ISF)
Foram repassados 4,6 milhões para 36 projetos aprovados pelos Ministérios da Saúde (Pronas, Pronon e Lei do Idoso), Ministério do Esporte e Fundo da Criança e Adolescentes.
Incentivo Social do Produto (ISPR)
Foram repassados mais de R$ 3,8 milhões para projetos com foco em educação (R$ 1,6 milhões) e meio ambiente (R$ 2,2 milhões) da Fundação Banco do Brasil (FBB) e R$ 64 mil para projetos assistenciais da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Incentivo Social Privado (ISP)
Foram aportados aproximadamente R$ 238 mil em projetos com foco em Esportes, Educação e Assistência.
A Brasilcap se utiliza de várias fontes de recursos para investimentos socioambientais. A tabela a seguir está relacionada com os tipos de investimentos sociais desconsiderando somente a Lei Rouanet (Cultura), que será abordada adiante em Patrocínios Culturais.
Fontes de Investimentos | Intervenientes | Formas de Atuação |
---|---|---|
ISPR – Incentivo Social de Produtos | A FBB recebe investimento originado da venda dos produtos Ourocap e administra projetos socioambientais em todo o território nacional, tendo como dimensão de atuação da parceria o Meio Ambiente e a Educação. Em relação ao Meio Ambiente, os projetos visam à reaplicação de tecnologias sociais de recuperação e preservação do meio ambiente com foco voltado para projetos relacionados à Água e Resíduos Sólidos. Os recursos destinados a projetos com cunho educacional têm foco na geração de trabalho e renda e inclusão socioprodutiva de cooperativas. | |
A parceria com AACD visa aplicar de forma socialmente responsável os repasses de contribuições oriundas do processo de resgate dos títulos de capitalização comercializado por distribuidoras do Grupo Votorantim. A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como crença o estabelecimento de uma sociedade que convive com as diferenças, porque reconhece em cada indivíduo sua capacidade de evoluir e contribuir para um mundo mais humano. | ||
ISP – Incentivo Social Privado | O Instituto da Criança apoia instituições sociais, realiza programas de educação, atua como incubadora social para novos programas e instituições e presta consultoria à empresa no exercício da responsabilidade social. Presta consultoria para o PVE (Programa de Voluntariado Empresarial) da Brasilcap, sendo responsável por: desenhar logísticas e dinâmicas das ações e monitorar os resultados do Programa Brasilcap Solidário. Esta parceria nos permite aplicar os recursos ISP com garantia de sucesso e segurança em projetos e ações sociais selecionados pela Brasilcap. | |
A parceria com o Instituto Cooperforte visa promover a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade social com ênfase na promoção e no desenvolvimento humano. | ||
A Brasilcap e a Cruz Vermelha firmaram parceria para prestarem atendimento imediato a uma criança portadora da doença rara, epidermolise bolhosa (EB). Para participar das atividades escolares, crianças com doença EB necessitam de um profissional qualificado para atuar como mediador. A Cruz Vermelha em parceria com a Brasilcap, desenvolveu um projeto e encaminhou ao Ministério da Saúde para beneficiar todos os portadores da doença no Brasil, visando à inclusão educacional. | ||
ISF – Incentivo Social Fiscal | Garante a aplicação segura dos incentivos do tipo ISF (Incentivo Social Fiscal) em projetos e ações sociais amparados pelo FIA (Fundo da Infância e Adolescência); realizados no Rio de Janeiro, monitorando todos os projetos/ações. | |
Investimentos sociais em projetos sociais e ambientais, desenvolvidas por instituições e entidades de direito privado sem fins lucrativos, que contam com a atuação voluntária de funcionários do BB (da ativa ou aposentados), em iniciativas de geração de trabalho e renda e cuidado ambiental. |
Em janeiro de 2016, foi aberta uma chamada às agências BB para o acolhimento de propostas para projetos de inclusão socioprodutiva em todo o País. As ações apoiadas estão alinhadas à estratégia da Fundação BB de atuação em cinco vetores: água, agroecologia, agroindústria, educação e resíduos sólidos. Foram também selecionadas outras propostas classificadas como "demais iniciativas" que, apesar de não se enquadrarem nos vetores priorizados, promovem a inclusão socioprodutiva de quilombolas, indígenas, extrativistas, ribeirinhos, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, artesãos e pescadores. A Brasilcap investiu mais de R$ 3,8 milhões em 79 projetos, beneficiando cerca de 9.439 participantes diretos em conjunto com a Fundação BB.
Vários projetos estão diretamente relacionados com a preservação do Cerrado, bioma considerado a "caixa d’água" do País.
Um dos projetos, o Programa Água Brasil, foi reconhecido como uma das quatro práticas empresariais de referência na temática Meio Ambiente durante o VI Fórum Empresarial do Pacto Mundial na América Latina e Caribe.
Parceria entre Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas (ANA), o Programa foi selecionado dentre 78 projetos inscritos, sendo consideradas a relevância e a inovação da iniciativa, bem como seu alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Brasilcap apoia o Água Brasil desde junho de 2009. Nesses anos destinamos à FBB somente para aplicação no meio ambiente, em projetos do Programa Água Brasil, mais de 28 milhões por meio do incentivo Social de produto (ISPR): percentuais de parcela de vendas do Ourocap.
O Projeto atua no campo com boas práticas ambientais, como restauro de vegetação próxima a bacias hidrográficas e conscientização sobre consumo e descarte no ambiente urbano.
Em seus primeiros cinco anos, mais de 11 milhões de pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente, com o desenvolvimento da produção agroecológica de alimentos, aumento da produção sustentável de cana-de-açúcar e diminuição de até 30% nos custos de recuperação florestal.
A segunda fase do projeto, iniciada em março de 2016, envolve o Cerrado, bioma conhecido por ser o "berço das águas" no Brasil. Na região, são abastecidas seis das oito grandes bacias do país, como a Amazônica e a do São Francisco. Dentre as metas do Programa, até 2020, estão o aumento da disponibilidade hídrica e da cobertura de vegetação nativa nas bacias.
Aos poucos, à medida que avançamos, nos conscientizamos mais da importância das nossas atitudes proativas, ampliando nosso nível de comprometimento e assumindo o desafio de evitar e mitigar os impactos negativos que podemos ocasionar à sociedade e ao planeta. Esse processo proativo e abrangente, chamado de due diligence, nos faz em alguns casos, quando não temos o total controle dos processos, buscamos influenciar outras partes interessadas como fornecedores, órgão regulador, instituições sociais, entre outros.
Os métodos que usamos para exercer influência incluem, por exemplo:
Inserção de cláusulas contratuais e de incentivo na área de Compras;
Declarações públicas globais de apoio à sustentabilidade como os Princípios da Sustentabilidade em Seguros (PSI), o Acordo do Clima e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
Decisões responsáveis de investimento;
Compartilhamento de conhecimentos e informações;
Promoção de boas práticas e divulgação nas redes sociais;
Condução de projetos de grande complexidade de forma conjunta com outras instituições, empresas do setor e coligadas.
Parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) (G4-EC8)
O investimento social no Brasil pode ser definido como a utilização de recursos em prol de um bem comum. Cada vez mais, torna-se um mecanismo de responsabilidade social utilizado pelas empresas e, diferentemente do assistencialismo, o investimento social busca resultados estruturantes e sustentáveis na transformação da sociedade.
E é a partir da união de esforços que essas ações podem ser potencializadas, visando à diminuição da desigualdade social no País.
Esse é o caso da parceria entre Brasilcap e Fundação Banco do Brasil.
Hoje, é com orgulho que as duas instituições olham para os anos de parceria e como estão contribuindo para a construção de um País com mais oportunidades de inclusão. Desde 2001, a Brasilcap já repassou mais de R$ 35,5 milhões para que a Fundação pudesse investir em projetos que efetivamente melhoram a vida das pessoas.
Números como esses dão uma ideia da amplitude da atuação na promoção do desenvolvimento sustentável e da contribuição para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entretanto, o que traz mais significado a esse trabalho é o impacto real que ele gera nas comunidades, com as histórias de brasileiros dos quatro cantos do Brasil que tiveram suas vidas transformadas e que dão exemplo de protagonismo na busca pela autonomia, na superação de obstáculos e na conquista da cidadania.
Proporcionar e vivenciar tantas histórias de vidas transformadas por meio da inclusão social é estímulo para um futuro desafiador. As instituições buscarão que os próximos anos continuem sendo de incentivo e apoio às causas sociais, consolidando a parceria entre a Brasilcap e a Fundação Banco do Brasil como importante agente para a redução das desigualdades sociais, ao promover uma inclusão que transforma.
"O investimento social privado da Brasilcap materializa a preocupação da empresa com a satisfação dos seus clientes, o engajamento dos seus funcionários e o bem-estar da sociedade, especialmente quando o objetivo é melhorar a vida de quem mais precisa. Nós, da Fundação Banco do Brasil, agradecemos pela parceria que há tantos anos possibilita transformar a história de milhares de brasileiros."
Uma parceria que rende muitos frutos
Ano | Contribuição (milhares de reais) | Acumulado (milhares de reais) | |
2001 | 332 | 35.544 | |
2002 | 382 | ||
2003 | 394 | ||
2004 | 520 | ||
2005 | 500 | ||
2006 | 504 | ||
2007 | 439 | ||
2008 | 401 | ||
2009 | 769 | ||
2010 | 1.117 | ||
2011 | 1.295 | ||
2012 | 2.051 | ||
2013 | 5.774 | ||
2014 | 9.074 | ||
2015 | 8.054 | ||
2016 | 3.938 |
O total de beneficiários diretos, que passou a ser contabilizado a partir de 2010, ultrapassa as 104 mil pessoas.
Patrocínios Culturais
A Brasilcap segue buscando, por meio dos seus patrocínios culturais, expressar a riqueza e a diversidade das manifestações artísticas produzidas no País. A empresa direciona recursos para o patrocínio de projetos que tenham como critérios a qualidade, a diversidade e o alcance cultural, como os citados a seguir.
Alguns dos projetos apoiados em 2016:
"Patrocinar um evento que colabora para a conscientização e mobilização de toda a sociedade, sobre a necessidade de estarmos mais atentos aos possíveis efeitos negativos e nocivos ao meio ambiente e como amenizá-los é um motivo de orgulho e vai ao encontro das iniciativas da Brasilcap em demonstrar às pessoas que com simples gestos é possível tornar o mundo mais sustentável."
Elena Korpusenko Gerente Executiva de Comunicação e Marketing