Sobre este relatório

"O Rio São Francisco possui mais de 90% de suas nascentes situadas no Cerrado."

WWF-Brasil

Sobre este relatório (G4-17, 28 a 33)

O Relatório Anual 2016 apresenta os principais desafios e realizações da Brasilcap no ano, além de traçar perspectivas para o futuro.

As informações aqui apresentadas são referentes à totalidade das atividades da Brasilcap, seja direta ou por meio de parceiros, do ano calendário de 2016, no entanto, também são apresentados alguns compromissos para o futuro em especial, os relacionados com áreas mais diretamente responsáveis pelos aspectos ambientais, sociais e de governança. (G4-17)

Publicado anualmente, o documento, elaborado conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI versão G4), permite, através do descritivo da gestão e de indicadores correlatos, a comparação entre o desempenho de diferentes anos e empresas. (G4-28, 30)

Entre as recomendações das diretrizes da GRI, cabe destacar a materialidade, termo usado para designar o processo de definição de temas relevantes para o conteúdo na ótica da organização relatora e dos seus principais públicos. Para seguir esse princípio, a Brasilcap utilizou os resultados do processo de consulta com representantes de seus stakeholders realizado em 2015 e explicado detalhadamente no Relatório Anual do ano passado. (G4-29)

Outra referência importante são os Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI), que entendem que, como estratégia de negócio, adotar ações sustentáveis também impacta positivamente nos resultados, como na redução de custos e na promoção e inovação do mercado.

Inspirados no Cerrado e no conceito de ecossistema, em que fatores com vida e sem vida interagem de forma interconectada e interdependente, este Relatório Anual será dividido em 3 seções:

  • Caracterização, na qual serão apresentados dados quanto ao perfil da Companhia;

  • Interações, na qual explicamos a nossa gestão e apresentamos nossos resultados;

  • Evolução, na qual colocamos nossos compromissos para que o futuro seja mais justo, igualitário e sustentável.

À medida que os aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) vão sendo internalizados, fica mais fácil de entender a necessidade de se trabalhar de forma integrada. Neste sentido, as atividades realizadas e os resultados obtidos serão apresentados de acordo com as áreas internas da Companhia e não mais separadamente em Dimensões como a sugerida no conceito "Triple Botton Line" (Dimensões ambiental, social e econômica).

As respostas aos indicadores, assim como a relação com os princípios do PSI, podem ser consultadas ou localizadas no índice remissivo GRI-G4. O relatório não passou por verificação externa. (G4-33)

Dúvidas, sugestões, críticas e outros comentários sobre o Relatório podem ser encaminhados para o e-mail: relatorioanual@brasilcap.com.br (G4-31)