Mensagem do Presidente

"Devido à sua situação geográfica, o Cerrado funciona como elo com outros biomas, como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Caatinga. Isso faz com que o Cerrado compartilhe espécies com os demais biomas, tornando-se um local de alta diversidade, a ponto de ser considerado a savana mais rica em biodiversidade do planeta."

ISPNInstituto Sociedade, População e Natureza

Mensagem do Presidente

Aprendemos com os desafios de 2016 e saímos mais fortes, convictos da importância da Brasilcap para a promoção da educação financeira da população, para o fortalecimento da cidadania, da eficiência, da solidez do sistema financeiro nacional e da tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Um ano desafiador. Um ano especial. Um ano de recordes. Em 2016, a Brasilcap registrou o maior lucro líquido de sua história: R$ 439,2 milhões, 16,0% superior ao ano anterior. O faturamento chegou a R$ 5,6 bilhões, e as reservas técnicas atingiram R$ 10,8 bilhões – a maior do setor de capitalização.

A ADAPTABILIDADE da companhia é vista justamente em cenários macroeconômicos complexos como esse no qual vivemos desde 2016. A superação definitivamente caminha lado a lado da marca Brasilcap, quando percebemos que a capitalização é – e sempre será – um aliado da população para planejar o futuro e viabilizar projetos de vida, independentemente do momento econômico em que estivermos. Temos um enorme orgulho de destacar o crescimento de 21,7% em nossa base, chegando a 3,9 milhões de clientes, para um universo de 7,7 milhões de títulos ativos. O COMPROMETIMENTO com a qualidade dos nossos produtos e com a satisfação de clientes é a força que nos faz evoluir dia após dia.

A INOVAÇÃO foi uma característica constante que permeou os processos da companhia no ano passado. Não poderia ser diferente para uma empresa que tem em sua missão proporcionar as melhores soluções em capitalização. Norteada por uma estratégia de negócios eficiente, sustentável e ousada, quebramos paradigmas de mercado ao lançar o novo portfólio de produtos Ourocap, disponíveis para venda no Banco do Brasil. Alcançamos ainda resultados que consolidaram nossa expansão, como as parcerias na modalidade popular com os Correios (PostalCap) e com o Grupo Votorantim (Parcela Premiável). O Cap Fiador (produto que oferece garantia para o aluguel de imóveis) continuou em destaque, bem como o PromoCap (título da modalidade de incentivo para incremento de negócios para empresas).

A busca pela EXCELÊNCIA em todas as frentes de atuação gerou reconhecimentos para a Brasilcap em 2016. A Companhia recebeu, pelo sexto ano consecutivo, o Certificado Empresa Cidadã, entregue pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). A liderança do segmento no ano anterior rendeu também o Prêmio Segurador Brasil 2016 – categoria "Líder de Mercado: Capitalização".

As palavras ADAPTABILIDADE, COMPROMETIMENTO, INOVAÇÃO e EXCELÊNCIA não foram destacadas à toa ao longo deste texto. As transformações internas e do País, a superação dos desafios e o orgulho por comemorar 21 anos de sucesso nos impulsionaram a refletir sobre os valores que nos moviam até aqui e atualizá-los. Os quatro novos valores da Brasilcap funcionam como um fio condutor que permite unir toda a empresa, reforçando uma gestão moderna em que o olhar sistêmico, integrado e sustentável se fortalece. Assim, garantimos que novos hábitos corporativos estejam mais próximos das expectativas e das necessidades de nossa cadeia de valor.

Fruto do trabalho de muitos, este relatório tem como inspiração o Cerrado – segundo maior bioma do Brasil, que ocupa um quarto do território nacional e está localizado no coração do País, abrangendo 13 estados. Além da diversidade de povos, da importância econômica, do grande número de espécies de fauna e flora, o Cerrado ainda é considerado o "Berço das Águas" brasileiras, tema inclusive do Festival Green Move, evento que patrocinamos em 2016.

Esta publicação dá continuidade ao trabalho de implementação de nossa estratégia de sustentabilidade, visando ampliar nossa percepção e conhecimento quanto aos temas ambientais, sociais e de governança (ASG), estimulando a busca por soluções para todos os nossos impactos, conforme preconizam os Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI), dos quais somos signatários.

Boa leitura!

Márcio Lobão
Presidente da Brasilcap