Desempenho econômico-financeiro

O desempenho da Brasilcap se reflete nos prêmios distribuídos, que ajudaram a realizar os sonhos de clientes dos quatro cantos do país. Entre os meses de janeiro e dezembro, foram entregues mais de R$ 194 milhões, para aproximadamente 30 mil títulos contemplados

A dimensão econômica da sustentabilidade se refere aos impactos da organização sobre as condições econômicas de seus stakeholders e sobre os sistemas econômicos em nível local, nacional e global. Os indicadores econômicos ilustram o fluxo de capital entre diferentes stakeholders e os principais impactos econômicos da organização sobre a sociedade como um todo.

O desempenho financeiro é fundamental para compreender uma organização e sua própria sustentabilidade. Entretanto, essas informações já são normalmente relatadas nas demonstrações financeiras, que podem ser consultadas no site da empresa (www.brasilcap.com).

Pelo quinto ano consecutivo, a Brasilcap recebeu o Certificado Empresa Cidadã, título conferido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) em reconhecimento às boas práticas de responsabilidade socioambiental da Companhia. O Balanço Social Financeiro 2014 e o Relatório Socioambiental 2014 da empresa foram analisados por uma equipe de mestres e doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que concederam à Companhia um dos principais títulos do segmento de RSA.

Foi a 13.ª edição do certificado, que tem como objetivo incentivar a elevação da qualidade das informações publicadas nos relatórios anuais das empresas e organizações.

Seguem os relatórios mais concisos e significativos acerca dos aspectos econômico-financeiros.

O balanço patrimonial é a principal demonstração financeira de uma empresa e reflete a posição financeira em um determinado momento. Normalmente, o balanço é dividido em duas partes, denominados ativo e passivo e patrimônio líquido (PL).

Segundo as definições do mercado, um ativo é um bem ou direito de propriedade da empresa, que seja avaliável em dinheiro e que represente um benefício presente ou futuro para a empresa.

Já o passivo é toda a obrigação/dívida que a empresa tem com terceiros, como contas a pagar, fornecedores, impostos e financiamentos.