Compromisso
com o futuro

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas

Manaus, AM
Fundação: 1870
Acervo aprox.: 345 mil volumes

Meio ambiente

A Brasilcap entende como fundamental minimizar os impactos ambientais de suas atividades

Em 2015, a área de RSA da Brasilcap revisou sua estratégia e seu Programa de Ações Sustentáveis com relação à gestão ambiental. Inicialmente encaminhadas pela área de RSA, pelo grupo de trabalho em meio ambiente do Comitê de Sustentabilidade e pela área de Gestão de Pessoas, as ações realizadas visaram minimizar o consumo de papel, copos descartáveis e água.

Ao longo do ano, os custos ambientais de nossas atividades, mesmo pequenos se comparados a outras atividades econômicas, foram sendo analisados. Ao elaborarmos a planilha de aspecto e impacto ambiental de cada área, identificamos um impacto razoável nas atividades de treinamento da força de venda, no monitoramento das centrais de atendimento e nos processos envolvendo a área de tecnologia da informação (TI).

Nos dois primeiros casos, o impacto significativo está relacionado com a quantidade de viagens aéreas realizadas; já no caso de TI, os impactos estão relacionados com o consumo de energia e matérias-primas, assim como o correto descarte de equipamentos eletrônicos.

A aquisição de máquinas de reprografia com mecanismo de controle de impressões, o monitoramento das emissões de gases e a aquisição de um software de economia de energia dos computadores de mesa foram algumas das ações implementadas.

Quanto ao consumo de água e de energia elétrica de nosso escritório, estamos em negociação com os proprietários do edifício, pois não há individualização do relógio e do hidrômetro dos andares que utilizamos, impedindo-nos do efetivo monitoramento.

A Brasilcap adquiriu da empresa Aiqon o software Verismic Power Manager, que permite controlar o consumo de energia elétrica dos computadores e, com isso, economizar dinheiro. Com essa aquisição, além de reduzir pelo menos 50% do nosso consumo de energia elétrica, ainda adquirimos a certificação verde internacional da The CarbonNeutral Company®, sem afetar a qualidade de trabalho dos funcionários e sem trabalho extra.

Nesse esforço de minimizar o impacto ambiental de nosso ambiente de nuvem, conhecido tecnicamente como Cloud, procuramos nossos parceiros visando quantificar o gasto de energia e o cálculo de emissões de gases de efeito estufa, para que possamos estabelecer medidas de compensação. No entanto, ainda não tivemos êxito. Essa tarefa de pesquisa terá continuidade em 2016.

Por enquanto, o que temos é a garantia da IBM (nosso fornecedor) de que ela, em parceria com a Softlayer,1 compra energia limpa da empresa Green Mountain Energy Company para assegurar um data center mais sustentável.

No final do ano, a empresa aderiu ao primeiro acordo global para um esforço conjunto de redução das emissões de gases de efeito estufa e de ações para lidar com os impactos das mudanças climáticas, estabelecendo limites para o aquecimento global.

A Brasilcap apoia o L’appel de Paris (Acordo de Paris) e convida outras empresas a se juntarem a essa multidão de vozes. Saiba mais: http://www. parispledgeforaction.org/.

Você sabia?

Segundo dados do Forrester Research e do Departamento de Energia EUA:

  • Os computadores correspondem a quase 25% do gasto com energia elétrica em um escritório;
  • 40% é o nível de ociosidade de computadores na sua empresa durante o expediente;
  • 45% das máquinas não são desligadas ao fim do dia;
  • 20% dos computadores não são desligados no fim de semana;
  • Computadores de mesa respondem por 39% do CO2 emitido pela TI no mundo.
  • Servidores, com sua enorme necessidade de resfriamento, ficam em segundo lugar como emissor de CO2 pela TI no mundo.

 

N.º de viagens aéreasDistância (km)CO2 (kg)N.º de árvores*
 2.4501.681.617,0565.064,72098399
Distância (km)Consumo estimado combustível (L)CO2 (kg)N.º de árvores
 51.3945.826,986.730,64447942,51

*O evento de plantio visando minimizar esse impacto está previsto para 2016.

 

A Brasilcap se compromete em 2016 a implementar em seus processos de compra de equipamentos eletrônicos requisitos que estimulem a adesão da logística reversa por parte de seus fornecedores