construindo
no presente

Real Gabinete Português de Leitura

Rio de Janeiro, RJ
Fundação: 1837
Acervo aprox.: superior a 300 mil volumes

Nossa inspiração

Este relatório, ao mesmo tempo em que ajuda na preservação da memória da Brasilcap, investe na construção do conhecimento e soma esforços para que ela transforme e seja transformada por todos os seus públicos estratégicos

De acordo com Manifesto sobre a Biblioteca Pública da Unesco, as “bibliotecas são instituições muito antigas que sobrevivem há anos, adaptando-se às diversas mudanças políticas, sociais e tecnológicas”.

Apesar de não tão antiga, assim também é a Brasilcap, adaptando-se e inovando à medida que o tempo passa.

Ao apoiarmos o autor George Ermakoff no processo de pesquisa que embasou o livro Bibliotecas Brasileiras, que inspirou este relatório, reforçamos a crença trazida pelo manifesto citado anteriormente.

“A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse das informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação.”

Este relatório anual, realizado de forma inédita por uma empresa de capitalização, objetiva, assim como uma biblioteca pública, fornecer a toda a sociedade o acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

Seu conteúdo, ao mesmo tempo em que ajuda na preservação da memória, investe na construção do conhecimento e soma esforços para que transforme e seja transformada por todos os seus públicos estratégicos.

É importante compreendermos que o aspecto dialógico da gestão socialmente responsável faz com que você, leitor deste relatório, também se sinta responsável pelo funcionamento e qualidade dos serviços oferecidos por nossa companhia, podendo participar ativamente, sugerindo, opinando e ajudando a construir uma Brasilcap cada vez melhor. Para ampliar o canal de comunicação para esse fim, disponibilizamos o e-mail relatorioanual@brasilcap.com.br.

Patrocínio ao Livro Bibliotecas Brasileiras
reforça nosso orgulho em valorizar a cultura nacional